segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Festcineamazônia começa nesta terça feira

Marcélia Cartaxo será a primeira homenageada nesta edição do FestcinaAmazônia
Começa nesta terça feira 06, a edição 2015 do Festcineamazônia, festival de cinema que há 13 anos insere Rondônia no mapa dos festivais brasileiros voltados ao audiovisual, levando sempre as questões ambientais como foco principal. Serão cinco dias de programação com filmes convidados, homenagens, além de 35 filmes exibidos na mostra competitiva e do encerramento com show de Luiz Melodia. A abertura será no Teatro do Sesc Esplanada, a partir das 20h com o ator, cantor e compositor Rodrigo Lima como mestre de cerimônia.
A noite começará com a exibição da animação “Na Boca do Mapinguari”, com ilustração de Áriston Silva de Oliveira e Gaspar Knyppel. Segundo Knyppel, o filme trata-se de uma crítica sobre como o ser humano está tratando a natureza na visão do Mapinguari. Ao ver a forma que o homem tem degradado o meio ambiente, o protetor da floresta o engole. Dentro da criatura, o agressor da natureza tem a oportunidade de refletir perceber o mal que está causando cotidianamente.
Logo depois, é a vez do mestre de cerimônia, Rodrigo Lima subir ao palco. Atualmente no elenco da novela “Gaby Estrella”, do canal Gloob, faz parte da banda de Ithamara Koorax (notadamente uma das maiores cantoras de jazz do mundo). No teatro, também atuou nos espetáculos Samba Futebol Clube”, de Gustavo Gasparani (28 indicações aos prêmios Shell, Cesgranrio, APTR e Reverência); “Maria Borralheira” - direção de Rubens Lima Jr (indicação na categoria ator no prêmio Maria Clara Machado). No cinema, atuou nos filmes: “Noel - Poeta da Vila”, de Ricardo Van Steen; “Cavalhadas de Pirenópolis”, de Adolfo Lachstermacher e “O Casamento de Mario e Fia” de Paulo Halm.
Hoje também será o dia a primeira homenagem desta edição do festival, à atriz Marcélia Cartaxo. Na carreira da artista já são mais de 20 filmes e outra dezena de participações em produções televisivas, Marcélia foi premiada recentemente como melhor atriz no Festival de Brasília pelo filme ‘Big Jato’, de Cláudio Assis.

Filme convidado

Um dos filmes estrelados por Marcélia Cartaxo é exatamente o filme convidado, “A História da Eternidade”. O longa-metragem pernambucano foi produzido no ano passado e possui roteiro e direção de Camilo Cavalcante e produção da Aurora Cinema e República Pureza, o longa é o filme convidado da edição 2015 do Festcineamazônia.

Seviço
FestcineAmazônia – 2015
Dia – terça feira dia 6 de putubro
Local: Audicine do Sesc Esplanada
Hora – 20h00
Ingresso – Entrada Franca

Nenhum comentário: