quarta-feira, 7 de outubro de 2015

As Damas do Samba na Seresta Cultural

A programação do Festcineamazonia apresenta na noite desta quinta feira 08, o filme “As Damas do Samba” que faz parte do Programa o Cinema no Samba.
A programação “Por do Sol da Seresta Cultural”, de acordo com o coordenador Heitor Almeida vai começar as 18h30 com o maestro Carlos Guery e o contrabaixista Beneamine fazendo o melhor do instrumental e as 20h00, o espaço passa a ser utilizado pela produção do Festcineamazônia com a programação o “Samba vai ao Cinema” quando será exibido o filme As Damas do Samba.
Logo após a exibição do documentário de Susanna Lira o palco será ocupado com o show das “Pastoras do Asfaltão” que farão uma viagem musical pela história do samba.
Damas do Samba lança um olhar de provocação sobre o papel da mulher no samba e tem como tônica a força feminina, que impulsiona e ajuda a fazer do samba o maior e mais representativo ritmo popular brasileiro. Seja como passista, madrinha, musa ou operário do carnaval, a mulher realça seu protagonismo, emprestando ao samba não somente sua imagem como também seu espírito empreendedor, sua criatividade e sua natureza inspiradora.

O documentário

“... É certo de quem sem mulher não há samba”, a frase da cantora Mariene de Castro, uma das personagens do filme, resume bem as intenções do documentário, da diretora Susanna Lira. A obra, por muitas vezes cantarolada por mulheres que fizeram e fazem do samba um modo de vida, é um passeio poético pela história das grandes damas que ajudaram a criar e a manter esse gênero musical genuinamente brasileiro.
Desde que o samba é samba as mulheres foram e são fundamentais em sua existência. Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Rosa Magalhães, Tia Surica, Nilce Fran, Márcia Lage, Lucinha Nobre, Wilma Nascimento, Dona Zica, entre outras tantas damas, brilham no filme.

Descrição


Damas do Samba apresenta uma visão ampla da participação da mulher dentro dessa cultura predominantemente masculina, sob os aspectos culturais, sociais, artísticos e midiáticos.

A Seresta Cultural conta com o apoio do Diário da Amazônia e da Funcultural de Porto Velho.

Nenhum comentário: