terça-feira, 6 de outubro de 2015

Festcineamazônia - Começa mostra competitiva


Nesta quarta-feira, 07, começam a serem exibidos os filmes da mostra competitiva do Festcineamazônia 2015. Toda a programação da mostra competitiva será exibida no Teatro 1 do Sesc Esplanada, entre os dias 7 e 9 de outubro. As sessões da tarde começam às 14h, já as produções da noite começam a partir das 20h com entrada gratuita. Além da mostra competitiva, também haverá o projeto “Escola vai ao cinema” e o “Cinema no Bairro”.
Ao todo, a mostra competitiva exibirá 35 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens sete países diferentes, incluindo o Brasil, que concorrerão ao troféu Mapinguari nas categorias curta, média e longa-metragens. Os vencedores serão conhecidos no dia do encerramento, no Teatro do Sesc Esplanada. A categoria “Documentário” é a que mais terá concorrentes este ano, com 16 filmes. Em seguida estão “Ficção” com oito representantes, “Animação” com sete e “Experimentais” com quatro.
Dos filmes selecionados, cinco são de Rondônia: “Prova de Recuperação”, de Hugo Martinez Rodrigues (categoria experimental); “Tecnomagia”, de Joesér Alvarez (experimental); “Abu-Nã[O]”, de Gabriel Bicho (experimental); “Ele?!”, de André Cran (ficção) e [R]Existo!, de Josér Alvarez (documentário).
Destaque também para as longa-metragens “Bikes vs Cars”, documentário de Fredrik Gerten (Suíça); “Estranhos”, ficção da Bahia dirigida por Paulo Alcântara; “Mães do Pina”, documentário de Léo Falcão, também da Bahia; “Gastronomia Urbana”, documentário paranaense de Ricardo E. Machado; “Cada Vez Mais Longe”, ficção de Eveline Costa e Oswaldo Eduardo Lioi (RJ); “Jaci: Sete Pecados de Uma Obra Amazônica”, documentário de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros (SP); “Meia hora e as Manchetes Que Viram Notícia”, documentário de Angelo Defanti (RJ) e “Homem Mau Dorme Bem”, ficção da Bahia de Geraldo Moraes.

O Festcineamazônia 2015 tem o patrocínio do BNDES, Petrobras, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Funcultural, Governo de Rondônia através da SEJUCEL, Sesc Rondônia, Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais. 

Nenhum comentário: