sexta-feira, 14 de junho de 2013

MARACUJÁ - SECEL VIRA O JOGO



Secel vira o jogo e garante Arraial



A secretária da Secel Eluane Martins mobilizou todos os departamentos da secretaria e compareceu na reunião da Federon na noite da última quinta feira 13, com uma verdadeira tropa de choque. O objetivo era conseguir junto aos grupos folclóricos a garantia de suas participações da XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá 2013 o que foi conseguido após a apresentação da situação que impede o governo estadual a repassar recursos para a Federon (leia entrevista abaixo). 

Apesar do presidente da Federon Emanuel Eleno lembrar que a Federon jamais disse que os grupos não iriam para o Flor do Maracujá. “O que divulgamos foi que só iríamos, se o governo nos desse a garantia de que o valor de R$ 300 Mil referentes ao Arraial do ano de 2012 e os subsídios que conseguimos via emendas parlamentares para a realização da festa deste ano de 2013, fosse repassado antes do inicio do Flor do Maracujá. Mesmo que isso aconteça não abriremos mão da realização do Arraial Municipal”, disse Emanuel.


Após as explanações de ambos os lados, Secel e Federon a matéria foi colocada em votação e dos 27 presidentes de grupos presentes, 21 votaram a favor da participação na Mostra Folclórica promovida pelo governo estadual que segundo a Gerente de Cultura da Secel Nazaré Silva vai acontecer entre os dias 22 e 31 de agosto.
Após a reunião a secretária Eluane Martins nos concedeu a entrevista que segue:

ENTREVISTA




Zk - Como foi à reunião com os integrantes da Federon?
Eluane - A reunião foi ótima, eu precisava dessa reunião para ouvir do representante de cada grupo, sobre a participação ou não no Arraial Flor do Maracujá deste ano e a maioria disse que sim.

Zk - Qual a garantia que a senhora deu aos grupos para eles concordarem em participar do arraial?
Eluane - Não foi uma garantia! Trouxe pra eles a realidade da situação. Como a gente tem uma determinação do Tribunal de Contas que não se faça nenhum tipo de repasse à Federon e a gente não sabe por quanto tempo isso vai durar, se vai durar um mês, dois meses já que o Tribunal de Contas tem certa demora em analisar os processos por conta da demanda, então fizemos a seguinte pergunta para eles: Vocês vão se apresentar no Flor do Maracujá? E a maioria disse sim.
Zk – Quanto ao repasse dos subsídios para o Arraial 2013 como estão?
Eluane – As emendas sairiam em nome da Federon e como existe a determinação do TC a gente parou o processo, mas, assim que recebermos a indicação em nome de qual entidade o convenio será feito, o processo começa a andar.
Zk – Pela sua experiência, quanto tempo leva um processo desses até o depósito dos valores na conta da entidade conveniada?
Eluane – Temos que obedecer aos trâmites burocráticos o que dura entre trinta e quarenta dias.
Zk – Se correr como o desejado, O Flor do Maracujá vai acontecer em qual data?
Eluane – Vamos realizar a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás entre os dias 22 (dia do folclore) e 31 de agosto.

Zk – E a estrutura de sonorização, iluminação, arquibancadas e camarotes?
Eluane – Estamos correndo atrás, através de emendas e recurso federal e através de parceiros também!

Zk – Durante a reunião os grupos questionaram sobre a arrecadação com a venda de barracas, parque de diversão, patrocínio da distribuidora de bebidas que nos últimos anos é utilizada para gratificar inclusive funcionários da Secel entre outras despesas. Isso vai continuar na sua gestão?
Eluane – Isso aí não é com o Estado. Isso é com a Associação e os Grupos Folclóricos. Se existe esse recurso que não é via Estado à gente não tem participação.

Zk – Para finalizar?
Eluane – Sai dessa reunião muito feliz com a decisão dos grupos, afinal de contas todos queremos a realização do Flor do Maracujá é uma tradição da nossa cidade e estado. Muito obrigado!

Nenhum comentário: