segunda-feira, 24 de junho de 2013

LETE ENCERRA CONFERENCIA



Lete encerra conferencia de cultura

                  
                                                
A III Conferência Municipal de Cultura de Porto Velho, foi encerrada na noite de domingo dia 23, no Teatro Banzeiros, com a encenação da peça “Lete” da Beradeira Companhia de Teatro, com direção de Rodrigo Vrech enredo é sobre a transformação social e cultural de uma cidade fictícia, inspirada em Porto Velho, com a instalação de uma usina hidrelétrica.
A conferencia que foi aberta na noite de sexta feira, teve o dia de sábado 24, reservado para as discussões dos eixos temáticos que aconteceram no Instituto de Educação Carmela Dutra. No encerramento das atividades no Carmela Dutra aconteceu a escolha dos Delegados que irão representar o Município na Conferencia Estadual que deve acontecer no mês de setembro, sob a coordenação da Secel. Em virtude da presença comprovada através de assinatura no livro de presença, de mais de 100 participantes nos debates, Porto Velho conquistou vaga para cinco Delegados na Conferência Estadual distribuídas da seguinte maneira: Um representante do Poder Público Marcelo funcionário municipal lotado na Semed; Um representantes das Comunidades Tradicionais Sacerdotisa Marlene. Vale salientar que apesar de membros da comunidade indígena terem participado das discussões dos “eixos”, ninguém soube explicar o motivo pelo qual, na hora da abertura das inscrições dos interessados a concorrerem à vaga de Delegado das Comunidades Tradicionais, nenhum membro da comunidade indígena se encontrava na plenária, que estava reunida no auditório do Carmela Dutra. O processo durou mais de uma hora, inclusive com intervalo para conversação entre os candidatos e os possíveis eleitores. Quando a votação já estava acontecendo foi que alguns índios chegaram e como já havia encerado o prazo para inscrição de candidatos a Delegado, ficaram fora da votação.
Os três representantes da sociedade civil foram: Judilson Dias, Silvio Santos e a artesã Fátima.
Domingo à noite, no auditório do Teatro Banzeiros os vereadores Leo Moraes e Everaldo Fogaça receberam das mãos da presidente da Funcultural Jória Lima o documento com as propostas dos representantes de todas os segmentos culturais que participaram da Conferência.
No final a Beradeira Companhia de Teatro apresentou a peça “Lete” um espetáculo que deve ser visto por todos os portovelhenses.


Nenhum comentário: