segunda-feira, 17 de junho de 2013

LENHA 18.06.13


A programação realizada sábado passado 15, pela Funcultural e a Federon, denominada de “Arrastão de São João”, foi um negócio fora de série.

*********
Porto Velho e sua cultura popular estavam precisando de um momento como o que aconteceu sábado passado.

**********
Muitos temiam pelo sucesso, pois pensavam que só iriam comparecer uns “quatro gatos pingados”, os que assim pensaram o “tiro saiu pela culatra”.

*********
Pelo regulamento distribuído pela coordenação do Arrastão cada grupo de quadrilha teria a obrigação de colocar na avenida no mínimo 20 pares e os bois bumbas apenas 20 brincantes.

*********
Acontece que a maioria, principalmente os grupos de quadrilhas colocaram muito mais de vinte pares e os bois no caso do Az de Ouro de Diamante Negro levaram mais de 20 brincantes.

*********



Enquanto que o Corre Campo e o Tira Teima colocaram o limite mínimo.

**********
Apesar da Policia Militar por várias investidas tentar impedir o desfile alegando a falta de cumprimento do horário, mesmo assim o Thiago da Funcultural convenceu os policiais da importância que era o desfile dos grupos folclóricos para a divulgação da cultura popular de Porto Velho.

*********
Já no anfiteatro da Madeira Mamoré o espetáculos foi dos melhores, com as dependências tomadas pelo público, cada grupo não se fez de rogado e apresentou o seu melhor.

*********
Gostaria de destacar a apresentação do Boi Bumbá Tira Teima no anfiteatro. O Boi do Sardinha tem como característica um estilo próprio de fazer toada.

*********
As toadas do Tira Teimas são levadas mais no ritmo do forró o que difere totalmente das toadas dos demais grupos de bois. Parabéns a direção do boi do bairro Ulisses Guimarães pela pelas toadas e boa apresentação dos personagens. Valeu gente boa do Tira Teima.

********
Enquanto em Rondônia festejamos hoje o Dia do Evangélico.

*********
No Maranhão é festejado o dia do “Tambor de Crioula”.

*********
Uma programação envolvendo as três esferas do poder público - os governos federal, estadual e municipal - e a representação da sociedade civil que atua com o Tambor de Crioula vai marcar as comemorações do Dia Nacional do Tambor de Crioula, nesta terça-feira, dia 18 de junho.
**********
Cada povo com sua cultura!

**********

Essa quem postou foi o artesão do boi Flor do Campo de Guajará Mirim Ednart Gomes.

**********
É o seguinte, não queria me envolver, mas, não dá pra engolir! O nosso Festival esta prestes a acontecer e até agora nada de movimentação. O Flor do Campo nasceu na escola Almirante Tamandaré, e como todos sabem essa escola sempre foi o berço do Flor do campo, desde 2009 os ensaios aconteciam lá, em uma demonstração de interação entre ESCOLA E COMUNIDADE, isso trouxe segurança e tranquilidade para a comunidade, contudo, a diretoria da escola, que, diga-se de passagem, pertence à comunidade, se recusa a continuar abrindo as portas da escola para receber nossas crianças e suas famílias nos ensaios de preparação para o 19º festival.

**********
Percebam a discrepância dessa atitude, até porque se trata de um espaço público que fica ocioso no período em que deveria e poderia está sendo explorado pela comunidade.

**********

Essa atitude trouxe prejuízos à agremiação e consequentemente ao festival. Lamentável ainda é essa atitude partir de educadores.

**********
Conto com a participação dos amigos para discutirmos esse tema:

**********
"É justo e coerente essa proibição? A escola, que pertence à comunidade, deve fechar suas portas para ela?

Nenhum comentário: