terça-feira, 11 de junho de 2013

FOLCLORE - DESFILE


Arrastão de São João acontece sábado 




A prefeitura de Porto Velho através da parceria Funcultural e Federon, realiza no próximo sábado dia 15, o evento “Arrastão de São João”. De acordo com a presidente da Funcultural Jória Lima o Arrastão de São João, consiste no desfile dos grupos de quadrilhas e bois bumbas, pelas ruas do centro histórico de Porto Velho num cortejo animado por muita música no ritmo de quadrilha e toada de boi bumbá.
Por outro lado a Federação de Grupos Folclóricos através do seu Departamento Cultural se responsabiliza pela concentração e organização da ordem do posicionamento dos grupos, no desfile que saírá da Avenida Farquar nas proximidades do estádio Aluizio Ferreira no bairro Arigolândia até a Praça da Madeira Mamoré precisamente no anfiteatro, onde cada grupo terá no máximo dez minutos para fazer sua apresentação.
A Federon distribuiu o Regulamento do Arrastão onde consta, que cada grupo de quadrilha deverá se apresentar com no mínimo vinte pares e os grupos de bumbas com pelo menos 20 componentes com a obrigatoriedade de colocar a Porta Estandarte vestida com indumentária característica da personagem. Outra sugestão da coordenação, é que os grupos de bois fiquem esperando o cortejo dos grupos de quadrilhas, já no anfiteatro da Madeira Mamoré apresentando as tribos e personagens ao som de suas toadas. “No local estará montada a estrutura de sonorização e iluminação”, informa Jória Lima.
A concentração dos grupos está marcada para as 15h00 na avenida Farquar proximidades do Estádio Aluizio Ferreira e a saída do cortejo para as 17h00. “Será a arrancada para o Arraial Municipal”, finaliza Jória.

Nenhum comentário: