quarta-feira, 5 de junho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 06;06.13


Saiu a Portaria nomeando a Comissão que vai cuidar da Conferencia Estadual sobre o Sistema Estadual de Cultura.

*********
Os membros dessa Comissão vêm se reunindo há vários meses, mas, sempre ficavam com a pulga atrás da orelha, pois não sabiam se seriam nomeados oficialmente ou não!

********
A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado de Rondônia do dia 27 de maio, porém só agora o pessoal tomou conhecimento.

********
Agora diz o Chicão Santos membro da Comissão nomeada. “Agora não tem porque não realizar a Conferência”.

********
No mesmo Diário foi publicado o Regimento Interno sobre as normas que deverão ser seguidas pela Comissão.

*********
O trabalho da Comissão é fazer com que a maioria dos municípios de Rondônia, crie seus Sistemas de Cultura e nomeiem os delegados que irão participar da Conferencia Estadual em data a ser confirmada.

**********
O funcionamento do Sistema Estadual de Cultura é a salvação de todos os segmentos da área em Rondônia.

*********
Hoje a Secel não tem nenhum programa cultural. Tudo que está acontecendo, que diz  que é cultura, só acontece caso um deputado se disponha a colocar emenda.

*********
Até mesmo a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que chamamos de Arraial Flor do Maracujá, único evento realmente criado e produzido pela Secel, este ano se por acaso acontecer, será graças a emendas parlamentares, já que a Secel não dispõe de orçamento e nem financeiro para tal.

*********
Por falar nisso, a conversa que se ouve pelos corredores do prédio do relógio, é que existe a intenção de se mudar mais uma vez a data do inicio do Arraial Flor do Maracujá.

*********
Primeiramente a secretária havia concordado com os grupos folclóricos, com a data de abertura para o dia 26 de julho e término no dia 4 de agosto.

*********
Agora, segundo os mais chegados no gabinete, querem mudar para o dia 23 de agosto, ou seja, dentro da “Semana do Folclore” (O dia do folclore é 22 de agosto) até o dia 1º de setembro.

********
Tem um detalhe, os grupos folclóricos estão decididos a assumir que só irão se apresentar no Flor do Maracujá caso recebam os subsídios do Arraial do ano passado (2012).

*********
E que os subsídios para as apresentações deste ano de 2013, sejam repassados pelo menos com 20 dias antes do inicio da festa.

*********
Vale salientar que com toda boa vontade. Com a equipe financeira da Secel correndo com o Processo embaixo do braço, não consegue liberar a grana em menos de 45 dias.

*********
Como até esta data nada foi feito e nem decidido sobre se vai ou não acontecer a XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá em virtude da falta da oficialização da data de seu início. O negócio ta difícil de sair!

*********
Se pelo menos houvesse a boa vontade, já era para a Comissão Coordenadora estar formada e portariada e já deveria estar providenciando a “arrumação” do Parque dos Tanques local previsto para a montagem do Arraial.

*********
Muita coisa precisa ser feita para deixar o Parque dos Tanques nos trinques, para receber o público e os grupos folclóricos.

********
Esperamos que a professora Nazaré Silva agora Gerente de Cultura da Secel convença a secretária a nomear a dita Comissão de Coordenação do Flor do Maracujá.

********
Apesar da turma estar com um pé atrás, quando se fala em participar da Comissão Coordenadora, em virtude de não ter recebido até hoje, o pagamento do Arraial do ano passado.

********
Só indo pro Festival Curta Amazônia no “Banzeiros”!

Nenhum comentário: