quinta-feira, 20 de junho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 21.06.13

O Festival folclórico de Guajará Mirim também conhecido como Duelo na Fronteira, está ameaçado!

*********
Ameaçado de não acontecer na data que há 18 anos vem acontecendo, ou seja, no final da SEGUNDA SEMANA do mês de agosto que  este ano cai entre os dias 09, 10 e 11.

*********
Segundo o secretário de cultura e turismo da Pérola do Mamoré artista plástico Ariel Argobe, hoje a tarde acontece reunião na sede da Semcet entre os dirigentes dos bois Malhadinho e Flor do Campo com a seguinte pauta:

********
O que será apresentado na reunião que vai acontecer na próxima segunda feira 24, entre a prefeitura de Guajará, grupos de bois e Ministério Público e a empresa responsável pela estrutura do evento.

*********
Durante a reunião de hoje, o secretário da Semcet alegando, que em virtude da falta de uma definição sobre se os grupos vão ou não contar com repasse de subsídios do governo estadual e no caso de patrocínio de empresa privada, de quanto será!

**********
Vai sugerir  o adiamento da festa para depois da realização do Flor do Maracujá de Porto Velho.

*********
Caso os dirigentes dos bois Flor do Campo e Malhadinho concordem, o Duelo na Fronteira vai acontecer no inicio do mês de setembro.

*********
Quer dizer, é mais um evento em Rondônia que vai acontecer FORA DE ÉPOCA!

*********
A secretária da Secel Eluane Martins segundo Ariel Argobe alegando compromisso já agendado em outro município, não vai poder participar da reunião de hoje e pelo menos até ontem a tarde, não havia nomeado ninguém para representar o governo estadual.

********
A Setur também foi convidada, mas, também não se manifestou, disse Ariel.

********
A reunião de segunda feira com os membros do Ministério Público é muito importante para o sucesso da festa, já que será firmado o TAC que vai gerir as obrigações das partes interessadas.

*********
O grande problema, é que até agora só se pensou na contratação da estrutura de sonorização, camarotes e iluminação.

*********
Ninguém está se preocupando com a montagem do espetáculo, ou seja, da confecção das indumentárias e cenários dos dois bois bumbas.

*********
Os grupos não contando com patrocínio financeiro, não têm como montar suas apresentações e em conseqüência, não se faz um festival folclórico apenas com camarote, sonorização e iluminação, é preciso contar com o artista, que nesse caso são os bois, Flor do Campo e Malhadinho.

********
Na realidade quem está esquentando a cabeça mesmo, é a prefeitura de Guajará, pois os dirigentes e a maioria dos brincantes dos bois estão mesmo é em Parintins curtindo os ensaios de Garantido e Caprichoso.

*********
Noventa e nove por cento das pessoas ligadas à brincadeira de boi bumbá em Guajará estão na Ilha de Tupinambarana curtindo o Vermelho e o Azul no maior lazer!

*********
O Flor do Campo está sofrendo com a falta de local para ensaiar já que a diretora do colégio Almirante Tamandaré “empombou” e não deixa o boi da dona Georgina ensaiar na quadra do colégio.

*********
O Malhadinho já começou os ensaios, mas, ainda está muito tímido.



*********
E assim caminha o Duelo na Fronteira.

*********

Enquanto isso começa hoje em Porto Velho, a Conferencia Municipal de Cultura sob a coordenação da Funcultural na pessoa do Judilson Dias.

********
Registramos com pesar, o passamento da senhora Maria Adalgisa de Souza Lima mãe da presidente da Funcultural Jória Lima. O féretro sai da funerária Universal as 9h00 para o cemitério Recanto da Paz.

Nenhum comentário: