sexta-feira, 28 de junho de 2013

CULTURA NOS ARRAIAIS



Associação desenvolve cultura nos arraiais 




A Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade - ASBEMIC – conveniada com o governo de Rondônia através da Secel, entre os meses de junho e agosto, realizará uma série de eventos através do Projeto “Cultura nos Arraiais”. A programação começou com o “Arraiá Leste” que aconteceu entre os dias 14 e 23 deste mês no bairro JK – (PVH), com apresentações de grupos folclóricos e escolha da Rainha do Arraial.
No município de Buritis a parceria Asbemic/Secel foi responsável pela realização do Arraial que aconteceu entre os dias 14 e 16 com apresentação de grupos folclóricos e atrações locais.
Neste final de semana com inicio sexta feira 28 e término domingo dia 30, está acontecendo o Arraial “Cidade Feliz” no Espaço Alternativo no município de Ariquemes onde acontece o concurso de Quadrilhas da região do Vale do Jamari.
Arraial do Araújo
Dentro da programação da parceria Asbemic/Secel, nos dias 6 e 7 de julho, vai acontecer o “Arraial do Araújo”, que vai reunir integrantes de todas as atividades desenvolvidas pela Associação Zequinha Araújo. Nessa festa o destaque especial será a apresentação da Quadrilha “A Roça é Nossa” campeã do Flor do Maracujá 2.011.
Arraial do Abobrão

Os moradores do bairro Cohab Floresta estarão curtindo entre os dias 25 e 28 de julho o tradicional “Arraial do Abrobão”, com apresentações de grupos folclóricos e comercialização de comidas típicas.

Flor do Candeias

Ainda sem data, porém, com o mês de agosto já definido como o mês de sua realização, a parceria coordena o Arraial “Flor do Candeias”, onde os grupos de Quadrilhas disputam o título de melhor entre os melhores do Flor do Maracujá. “No Flor do Candeias os grupos tiram as diferenças numa disputa acirradíssima”, comenta o presidente da Roça é Nossa Fernandão.

Comunidade no Sertão
No inicio do mês de agosto, entre os dias 9 e 18, logo após o encerramento do Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira”, vai acontecer um dos mais tradicionais eventos folclóricos de Porto Velho, Arraial “Comunidade no Sertão” com apresentações de grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás. Nos últimos anos a Federon realiza o concurso “Eliminatória do Flor do Maracujá” nesse arraial. O evento também é conhecido como Arraial do Fernandão em virtude de ser o folcloristas e líder comunitário, seu principal articulador além de presidente da Asdemic.

Nenhum comentário: