sábado, 8 de junho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 09.06.13



Dessa vez o bicho vai pegar, aliás, já pegou!

********
Por falta de experiência e porque não dizer, jogo de cintura, de quem de direito, o Arraial Flor do Maracujá ou a XXXII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás não vai contar (caso aconteça) com a participação dos grupos folclóricos filiados à Federon.

********
Na realidade, o que está faltando mesmo, é força de vontade ou vontade política de realizar o único evento cultural de responsabilidade direta do governo estadual que é o Arraial Flor do Maracujá.

*********
Primeiro disseram que se os grupos quisessem receber subsídios do governo, teriam que correr atrás dos deputados solicitando emendas parlamentares.

*********
A turma correu e consegui emendas no valor total de R$ 350 Mil menor 150 Mil do projetado.

********
O governo por sua vez, não moveu uma “palha”, para sanar a dívida de R$ 300 Mil pela participação dos grupos folclóricos no Arraial Flor do Maracujá de 2012.

********
Depois, para completar a vontade de não pagar por parte do governo estadual. O Tribunal de Contas do Estado – TCE, proibiu a Secel de firmar contrato, com a Federon, em virtude de um convênio em nome da entidade, cujos recursos na realidade (em parte até agora), foram repassados para uma empresa de comunicação.

********
Diante desse impedimento, a Secel informou a direção da Federon que também não firmaria convênio com nenhuma entidade, que fosse indicada pela Federação como representante dos grupos folclóricos.

********
Diante dessa informação, os grupos folclóricos assumiram por unanimidade, que mesmo que o governo realize o Flor do Maracujá, lá eles (os grupos folclóricos), não colocarão os pés.

*********
Não estamos aqui dizendo que o Flor do Maracujá não vai acontecer. Até porque, a professora Nazaré atual Gerente de Cultura da Secel, está se virando para que a festa aconteça,
********
Estamos dizendo que em reunião da Federon acontecida no último dia 7, no Teatro Banzeiros, os grupos tomaram a decisão de não se apresentarem no Flor do Maracujá.

********
Sem os grupos folclóricos o Flor do Maracujá não tem razão de ser.

********
A Secel pode até estimular a direção dos colégios estaduais a ensaiarem grupos folclóricos para se apresentar na festa, mas, não será a mesma coisa.

********
É como diz a  Leide Keite, “Não terá o mesmo ‘gramur’, dos grande grupos”.

*******
Flor do Maracujá sem a Rádio Farol, Corre Campo, Juabp, Diamante Negro, Girassol das Três Marias, Az de Ouro, Rosa de Ouro, Vencedor, Rosa Divina, Tira Teima, Triângulo Lascando o Cano, Marronzinho e a Roça é Nossa não será o mesmo.

********
Por falar nisso, hoje acontece a eleição para a diretoria da Quadrilha “Matutos do Triângulo Lascando o Cano”.

********
Estivemos lá no Morro assuntando as possibilidades dos candidatos, e notamos que o pessoal que defende a tradicionalidade da Quadrilha, provavelmente será eleito.

********
A família Kashiwani vai voltar a dar as cartas na Quadrilha do Triângulo. Lá de Estocolmo na Suécia a Sandra está comandando os contatos com os eleitores, que são os fundadores da Quadrilha.

*********
Estamos torcendo para que essa turma volte a dirigir o grupo, que foi levado pela diretoria que está saindo, para outro bairro. Tradição é tradição, jamais a Quadrilha Matutos do Triângulo Lascando o Cano poderia ter sido levada para outra comunidade.

*********
Enquanto isso, o negócio agora é ensaiar para o Arraial Municipal que vai acontecer entre os dias 26 de julho e 4 de agosto. E agora “Cambuquira”?







Nenhum comentário: