sexta-feira, 14 de junho de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 15.06.13

A Fundação Cultural do Município de Porto Velho, realizará neste sábado, 15, a primeira edição do evento “Arrastão de São João”. As quadrilhas, bois-bumbás e grupos folclóricos filiados a Federon, mostrarão suas indumentárias e os passos coreografados para as competições de 2013, como forma de fomentar e valorizar as tradições regionais e de divulgar a alegria dos quadrilheiros da capital.

*********
A concentração acontecerá na Avenida Farquar em frente ao Estádio Aluizio Ferreira, a partir das 16h, com um trio elétrico que conduzirá os brincantes até o complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para as mostras de cada entidade no anfiteatro.

**********
A presidente da Fundação Cultural, Jória Lima, informou que “as atividades folclóricas na capital já começam em grande estilo, com a realização deste arrastão, que queremos incluir no calendário. Em breve teremos a definição da data e local do Arraial Arrasta Pé do Madeira, com uma grande disputa dos grupos pelo primeiro prêmio do municipal”.

*********
No sábado, cada quadrilha levará para a avenida cerca de vinte pares e demais membros virão com a camisa de diretoria.

*********
Para a apresentação na E.F.M.M, os grupos folclóricos terão cerca de dez minutos cada para mostrar ao público suas coreografias. O evento é gratuito e conta com a parceria da Federon, Semtran, Corpo de Bombeiros e Semusa.

**********
Hoje e amanhã o Serviço Social do Comercio (Sesc), promove a partir das 19h00, no Sesc Esplanada, um dos arraiais mais tradicionais de Porto Velho, o Sesc Quermesse. Este ano com a temática: “O Brasil de Norte a Sul é assim que se Brinca”. A proposta é trabalhar a identidade folclórica de cada região.

**********
Durante o festejo, brincadeiras populares, pau-de-sebo, prendas, bingão recreativo, apresentação de quadrilha e danças típicas oriundas de todas as regiões do Brasil representado pelos alunos do Sesc Escola. Além da quadrilha Flor da Saudade do Grupo da 3ª Idade e convidados. A animação fica por conta da Banda Harmonia do Forró, que promete animar a festa ao som da viola e da sanfona.
**********
A comunidade da Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus também promove arraial no pátio da igreja neste final de semana. Vai ter bingo, comidas típicas e danças folclóricas.

*********
Tem também o Arraial da Zona Leste com a escolha da Garota Zona Leste neste final de semana.

*********
No próximo dia 22, na quadra do SESC (Serviço Social do Comércio), em Porto Velho, acontece a sétima edição do Arraial do Bode. Promovida pela Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron) e suas lojas jurisdicionadas de Porto Velho, Candeias e Itapuã do Oeste, a festa junina dos Maçons já vem se notabilizando como uma dos melhores arraiais da quadra junina.

**********

Além de movimentar as famílias maçônicas e os amigos da Maçonaria o Arraial do Bode congrega também a comunidade local. Segundo a organização, toda a arrecadação da festa será destinada ao Capítulo da Ordem DeMolay .

**********
Sem mais delongas, tudo indica que vamos ter o Arraial Flor do Maracujá. A secretária da Secel Eluane Martins e sua tropa de choque conseguiu convencer a maioria dos grupos folclóricos a assumirem que vão se apresentar na festa folclórica do governo estadual.

**********
Quem saiu feliz da vida da reunião foi o presidente da Rádio Farol Severino Castro que segundo dizem, traiu o presidente da Federon ao fazer a cabeça de pelo menos 21 presidente (maioria) de grupo, a dizer sim as pretensões da Secel.

********
Tô no Arrastão de São João que já tão dizendo que é o “Arrastão da Jória!”.

*********
“A mão que afaga, é mesma que apedreja”.

Nenhum comentário: