domingo, 25 de março de 2012

LENHA 26.03.12

Lenha na Fogueira

Calendário cultural de Rondônia e em especial o de Porto Velho. Temos ou não temos? Eis a questão

*********

O interessante é que, logo que o estado foi criado e em conseqüência a Secretaria de Cultura cuja sigla à época era Secet.

*********

Publicaram um livreto cujo título se não me engano, era “Calendário Cultural de Rondônia” e ali a gente encontrava as datas de eventos como a Festa do Divino no Vale do Guaporé e de outras ações como o Arraial Flor do Maracujá e até das Feiras Agropecuárias que eram pouquíssimas.

*********

Isso são águas passadas. Em Rondônia praticamente nada tem continuidade. Cada governo que entra inventa um nome para aquela atividade que estava sendo realizada pelo governo anterior e com isso nossa cultura vai sendo empurrada com a barriga.

********

Em se tratando da capital Porto Velho aí é que o negócio emperra de verdade. Basta lembrar que não existe Calendário de eventos culturais oficialmente promovidos pela prefeitura. Aquele que podemos escrever, a prefeitura de Porto Velho promove o “evento tal”. A não ser os desfiles das escolas de samba e assim mesmo, quem repassa o maior volume de recursos para as agremiações carnavalescas é o governo estadual.

**********

Estamos chegando ao mês de junho no qual, pelo menos até o ano passado, aconteceram os maiores eventos de cultura e lazer em Porto Velho.

**********

E até agora ninguém sabe informar se a Expovel vai ou não acontecer.

*********

Se vai, aonde será montado o Parque?

*********

Na realidade, os grandes eventos folclóricos culturais e de lazer em Porto Velho começam no final do mês de maio e vão até o inicio de julho.

*********

Arraial Flor de Cacto, seguido da peça teatral “O Homem de Nazaré”, Expovel e Arraial Flor do Maracujá.

*********

Desses, apenas o Flor de Cacto e o Homem de Nazaré a gente sabe onde acontecerão.

*********

A Expovel apesar do João do Vale dizer que vai acontecer, ele mesmo não sabe aonde. Acontece que o Parque dos Tanques está em obras e segundo o Zé de Nana é difícil montar a Feira naquele local.

*********

A não ser que o gado fique ao relento, ou seja, sem as baias que ficavam dentro dos galpões que foram derrubados.

*********

É vontade do secretário Chicão da Secel montar o Flor do Maracujá no antigo Parque dos Tanques ou Expovel como era conhecido.

*********

Até acho que o Flor do Maracujá será fácil de ser montado naquele local, pois a estrutura é toda na base da tubulação, montável e desmontável que se adéqua a qualquer espaço.

**********

Agora a Expovel fica difícil por causa das baias e a estrutura como um todo.

*********

Se eu fosse o João do Vale montaria a Expovel no espaço onde foi montado o Flor do Maracujá ano passado. Ali no quintal da Sabenauto. O problema vai ser o estacionamento, porém esse também era o calo seco do Parque dos Tanques.

*********

A peça o Homem de Nazaré cuja encenação está prevista para a semana de Corpus Christi que este ano vai acontecer no dia 7 de junho. Se o Grupo Êxodo cumprir o calendário será encenada nos dias 7, 8 e 9 de junho.

********

O Flor de Cacto começa no dia 25 de maio e termina no dia 3 de junho.

*********

Se a Expovel realmente acontecer vai ser entre os dias 08 a 17 de junho.

**********

O Flor do Maracujá já está decidido vai acontecer entre os dias 22 de junho e 1º de julho.

*********

Este ano provavelmente no mês de julho vai acontecer em Porto Velho. “O Festival Nacional de Quadrilhas Juninas”.

********

Segundo o presidente da Federon Fernando Rocha o secretário Chicão já bateu o martelo e o governo vai apoiar a realização do evento nacional na capital de Rondônia.

*********

Sendo assim, as Eliminatórias das Quadrilhas para o Flor do Maracujá de 2.013 vão acontecer entre os dias 02 a 05 de julho e o Festival Nacional nos dias 6, 7 e 8 de julho. Essa programação depende de confirmação. Tudo no mesmo espaço do Flor do Maracujá.

**********

Aí Porto Velho para com a programação cultural/folclórica e os grupos seguem para o município de Candeias do Jamari que também ta querendo “bancar” o Festival Nacional de Quadrilha.

*********

Ué! Descobri sem querer que temos sim, um calendário cultural, pelo menos no segmento popular/folclórico.

*********

O que está faltando é apenas trabalhar melhor sua divulgação para transformar os eventos em produto turístico.

*********

A Semana Santa que vai acontecer entre os dias 1º e 6 de abril também faz parte da nossa agenda cultural e pode fazer parte do calendário turístico/religioso.

*********

No próximo final de semana teremos na Praça da Madeira Mamoré a Exposição “O Artesanato é Cem”.

*********

Tenho a impressão que estou me transformando num “velho gagá”, chato e inconveniente. Será?

Um comentário:

Jotapinto disse...

Silvio, estou tentando fazer uma exposição dos meus quadros em Porto Velho, quem poderia tratar disso para mim?? Abraços.
João Pinto (jotapinto)