quinta-feira, 1 de março de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 02.93.12

Lenha na Fogueira

A respeito de criatividade, ou da diferença entre o carnavalesco e o artesão.

*********

O termo carnavalesco, é aplicado à pessoa que cria o enredo ou tema que será apresentado por uma escola de samba em seu desfile. É também responsável pela concepção, desenvolvimento e construção das alegorias e fantasias relacionadas ao enredo por este proposto.

********

Um dos maiores, quiçá o melhor entre os melhores carnavalescos que surgiram no Brasil nos últimos anos, foi o “mago” Joãozinho Trinta que faleceu recentemente.

*********

Na atualidade, o grande carnavalesco é Paulo Barros da escola de samba Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro

*********

E qual é o papel dessa pessoa que chamamos de carnavalesco?

********

Como está exposto acima, é criar as alegorias e os figurinos utilizados durante o desfile de uma escola de samba.

********

O dicionário diz que: É também o responsável pela concepção desenvolvimento e construção das alegorias e fantasias relacionadas ao enredo.

********

Isto não quer dizer, que tenha quer ser desenhista, arquiteto, estilista ou artesão.

********

Basta ter idéia e passar essas idéia de modo bem clara, a um desenhista que passa para o papel o que o carnavalesco imaginou.

********

Depois desse processo o desenho é passado ao responsável pelo barracão de alegoria ou de fantasias, que providencia a contratação de profissionais artesãos e costureiras para confeccionar o que foi imaginado pelo carnavalesco.

********

Só para aguçar as mentes dos leitores, alguém já viu ou ouviu os apresentadores dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, São Paulo ou Manaus, divulgarem ou citarem o nome dos profissionais, soldadores, carpinteiros, costureiros, decoradores, aderecistas etc, durante a transmissão dos desfiles das escolas de samba?

********

Nunca! Mas, ouvimos que o carnavalesco fulano de tal foi muito feliz ao criar determinada alegoria, ou determinada fantasia de ala.

********

Agora, se o carnavalesco quer ver suas idéias bem desenvolvidas, é claro que vai exigir da direção da escola de samba que contrate profissionais de ponta para desenvolver suas criações.

********

Já na questão da composição musical Samba Enredo apesar de também o carnavalesco ser o respoinsável pela sinopse que é entregue aos compositores, a autoria do samba não pode ser atribuída ao carnavalesco.

********

Sabem por quê? Porque as sinopses são distribuídas para vários compositores e cada um faz sua interpretação sobre o que o carnavalesco escreveu e então desenvolve a letra e a melodia do seu samba, sem a intervenção do carnavalesco.

********

Por isso o samba enredo é uma obra do compositor e não do carnavalesco.

********

Já as fantasias e as alegorias são obras criadas ou idealizadas pelos carnavalescos, por isso a eles o direito de assiná-las.

*********

O profissional artesão tem apenas que cobrar pelos serviços prestados para confeccionar o que o carnavalesco criou.

*********

Existem artesãos que fazem parceria com os carnavalescos durante a criação de como vai ser a alegorias.

********

Porém na maioria das vezes, os profissionais artesãos apenas desenvolvem o que o carnavalesco criou.

********

Já pensou se a escola de samba tivesse que citar na descrição da escola que é entregue aos julgadores, o nome de todos que pregaram ou colaram determinado pedaço do carro alegórico.

********

Só para o leitor ficar sabendo, a confecção de uma alegoria de vergonha, ocupa os seguintes profissionais: escultor, lixador de isopor, pintor de pintura básica, soldador, armador, montador de alegoria, aderecistas e pintor artístico, além de artista de artes plásticas e desenhista.

*********

Seria uma vasta lista técnica que com certeza cansaria o jurado.

********

Por isso, as escolas de samba só divulgam o nome dos carnavalescos e algumas vezes o do figurinista.

********

Infelizmente é assim que funciona! Cada um no seu quadrado, o resto é coadjuvante ou figurante!

Nenhum comentário: