quinta-feira, 29 de março de 2012

LENHA 30.03.12

Lenha na Fogueira

Hoje começa a Conferencia Municipal de Cultura que vai contar com a coordenação do pessoal da Fundação Iaripuna leia-se professora Berenice Simão.

********

A abertura será as 19h00 no Teatro Banzeiros. Se você é envolvido nos movimentos culturais de Porto Velho não pode deixar de comparecer,

********

A programação desta noite diz que o prefeito vai dar posse ou nomear os membros que passarão a compor o Conselho Municipal de Cultura – Conselheiros e Suplentes.

********

Vamos ficar sabendo quem vai fazer parte das Setoriais, de música, cultural popular, audiovisual, artesanato, teatro, dança e outras que fazem parte do sistema Municipal de Cultura.

********

Os debates, ou melhor, a conferência propriamente dita vai começar amanhã 31, as 8h00 também no auditório do Teatro Banzeiros.

*********

Vamos combinar o seguinte, na boca da noite, digo as 19h00 vamos participar da abertura da Conferencia e depois descer a ladeira e prestigiar os show que estarão acontecendo na Feira O Artesanato é Cem na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********

Aliás esse é outro evento que deve contar com a participação maciça da população de Porto Velho.

********

Desta vez Guajará Mirim não trouxe os grupos de bois bumbas, mas, trouxe aquele que dá vida aos cenários que são apresentados durante o Duelo na Fronteira.

********

Estou me referindo ao artesão Ednart Gomes que não vive sem a sua também artesã Dayna

*********

Vamos prestigiar a Feira e conhecer o trabalho dos artesão do estado de Rondônia. Tem gente de Vilhena a Ariquemes mostrando o que temos de melhor no naipe artesanato.

********

O Cem da programação fica por conta dos festejos do Centenário de Inauguração da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********

Aliás, tem gente que foi convidada para palestrar sobre a história da Estrada dos Trilhos de Ouro que não sabe contar nem a história da sua família.

********

O tema Estrada de Ferro Madeira Mamoré deve ser tratado com o maior cuidado possível, pois não podemos ficar passando para as crianças e os jovens adolescente palestras cujos palestrando “Acham que foi assim ou assado”.

********

História não conta de literatura infantil., História é a verdade da nossa cultura.

********

Na lista que vi publicada das pessoas que vão ou já preferiram suas palestras. Não tem nenhum historiador de verdade.

********

A maioria e olhe lá se não forem todos, são “CONTADORES DE ESTÓRIA”.

********

Esse é mais um fato que está se tornando corriqueiro em Rondônia. A pessoa copia o que os verdadeiros historiadores queimaram as pestanas pesquisando, durante anos, escaneia um bocado de fotografias do acervo dos pesquisadores fotógrafos e monta uma “palestra” e sai por aí se dizendo historiador.

********

O palestrante pode até conhecer a nossa história, porém se intitular historiador é ruim!

********

Como ninguém está mandando ninguém se lambuzar apenas tomar cuidado com a classificação entre: Historiador com “H” maiúsculo e “Estoriador” sem nenhum “H”. Vamos deixar de AGA!

********

Vamos deixar esse negócio pra e partir para a informação de vergonha.

********

O sucesso do Música Barroca na Estrada – projeto itinerante de música clássica que aconteceu em outubro passado apresentando obras de compositores brasileiros do período barroco – foi tanto que o BNDES, patrocinador da iniciativa, já aprovou a segunda edição que será realizada entre junho e julho de 2012.

********

A primeira edição, idealizada pela Kommitment Produções, com sede no Rio de Janeiro, aconteceu em cinco cidades - Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Cruzeiro do Sul e Manaus.

*********

O evento, que une apresentações e palestras, promove a popularização da música erudita e a formação de platéia fora do eixo cultural já explorado no país.

*********

A novidade será a realização de oficinas para professores e alunos locais, tudo gratuito.

********

Vamos ficar aguardando a chegada do Música na Estrada.

*********

Não! Não estou “pávulo” e nem faceiro como um amigo disse que eu estava, só porque fui assistir ao show do Bid e dos jamaicanos no Rio de Janeiro como convidado da OI Futuro.

*********

Pra dizer a verdade, estou mesmo, pois o espetáculo foi dos mais bem produzidos que já assisti por esse Brasil a fora.

*********

Ainda mais com o ritmo contagiante do reggae jamaicano, do forró do Chico Cezar e dos percussionista que fazem parte da Banda do Bid.

********

É um som pra ninguém botar defeito, acho que até os que vivem na Jamaica ficariam extasiados com tanta perfeição harmônica.

********

O Sonoridade é um Festival patrocinado pela Oi Futuro que tem como Produtor o Nelson Motta e está acontecendo no Rio de Janeiro no teatro Casa Grande no Leblon e no Oi Ipanema.

*********

Apesar de não termos podido curtir as belezas da cidade maravilhosa pois durante as 24 horas que lá estivemos choveu. Mas, choveu sem trégua.

*********

Choveu chuva de verdade, e chuva de gol na despedida do Edmundo do meu Vasco da Gama (Não deu para assistir ao vivo porque estava no show) em São Januário.

*********

Acho que o meu Vasco da Gama é o único clube brasileiro que pode dizer que tem craque como torcedor. To me referindo ao Edmundo, Romário, Roberto Dinamite e mais um celeiro que se fomos citar não teria espaço no Diário da Amazônia.

*********

A Oi me proporcionou um banho de cultura musical brasileira e jamaicana!

Nenhum comentário: