segunda-feira, 5 de março de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 06.03.12

Lenha na Fogueira

O mestre de bateria Admilson Knightz o popular “Negão” da Pura Raça, nos enviou um artigo no qual faz várias observações sobre os desfiles das escolas de samba de Porto Velho,

*********

São observações que devem ser discutidas pela direção da Fesec e os dirigentes das escolas de samba. O mestre questiona inclusive a aplicação dos recursos recebidos pelas escolas de samba, Império do Samba, Armário Grande e Rádio Farol.

********

Como o artigo nos chegou impresso, solicitamos ao Admilson que nos enviassem via e-mail para publicarmos. Negão não alivia nem sua própria escola de samba Asfaltão, mais cai de elogios a escola São João Batista.

*********

Aliás, segundo ele, na São João Batista as únicas coisas que devem ser tratadas com maior rigor, é a Bateria “que precisa ousar maios” e o interprete Banana Split “Que precisa ter mais cuidado com a harmonia”.

*********

O “cecete” cai mesmo, é sobre a cabeça do Mestre Cabeleira presidente da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande.

*********

O Cristóvão da Rádio Farol e o Mirim da Império do Samba também ocupam várias linhas no artigo que espero publicar ainda esta semana.

********

Por falar nisso, já era tempo da diretoria da Fesec juntamente com o presidente da Comissão de Julgadores Alexandre Ronald ter convocado os dirigentes das escolas de samba para uma reunião, na qual devem ser discutida as justificativas dos julgadoras para as suas notas.

*********

Precisamos ficar sabendo o que os julgadores escreveram a respeito de cada escola de samba, o porquê daquela nota tão baixa ao casal de Mestre Sala e Porta Bandeira da São João Batista.

********

E porque a Diplomatas não foi punida por desfilar com número de brincantes inferior ao exigido pelo Regulamento.

********

Aliás, a respeito disso, em conversa com um dirigente da Fesec ele achou estranho o Rogério Nunes presidente e representante na mesa de apuração das notas, da escola São João Batista não ter entrado com recurso questionando a falta de integrantes de alas na Diplomatas do Samba.

*******

A discussão sobre o julgamento das escolas de samba não pode parar quando acaba a apuração, é preciso uma reunião de avaliação.

*********

Apesar da direção da Fesec andar se vangloriando que a apuração foi coberto da mais pura tranquilidade, algumas notas e julgadores precisam ser analisadas.

*********

Por exemplo, julgador que dá nota dez para todas as escolas de samba, foi para avenida apenas pensando no cachê e não pensando em avaliar os desfiles.

*********

Outros como o Alkbal Sodré deu nota dez pra todo mundo porque não quer perder a “freguesia’, já que é proprietário do Studio Verde local onde todas as escolas de samba gravam seus sambas. Uma pessoa engajada como o Alkbal não pode e nem deve ser convocado para julgar as escolas de samba.

*********

A direção da Fesec está demorando muito para convocar os dirigentes para avaliar as notas dos jurados. Tão com medo de que?

*********

Enquanto isso, já está passando da hora da Secel começar a discutir o Flor do Maracujá. Ano passado em virtude da encenação da peça O Homem de Nazaré pelo Grupo Êxodo o Arraial foi realizado no mês de julho.

********

E este ano, qual a data do inicio do Arraial que reúne nossos melhores grupos folclóricos,

*********

Este ano Corpus Christi vai ser no dia 7 de junho uma quinta feira e com certeza será o inicio da encenação da peça. Aliás, caso a encenação aconteça, pois a disputa pela direção do grupo Êxodo está pegando fogo desde o Mercado Cultural até o Rio das Garças.

*********

Sim, acontecendo o Homem de Nazaré no começo de junho, não tem porque se realizar o Flor do Maracujá no mês de julho,

**********

Aqui vai uma sugestão ao pessoal da Secel: Uma boa data para a realização do Flor do Maracujá é no período de 22 de junho a 1º de julho. Pegamos a festa de São João e a festa de São Pedro.

********

Agora muito antes de se pensar na data da realização da festa, é preciso pensar como realizá-la.

*********

Assim sendo, o Projeto Arraial Flor do Maracujá 2012 – Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Com certeza esse será o nome oficial do Arraial este ano), já deveria estar na PGE para analise para que o repasse fosse feito pelo menos com 30 dias do inicio da festa.

**********

Nem só de Malhadinho e Flor do Campo vive o folclore de Rondônia. O Flor do Maracujá ainda é a maior estrela, basta lembrar que é transmitido para o mundo, enquanto o Duelo ainda está passando só para Rondônia.

Nenhum comentário: