domingo, 4 de março de 2012

A BRINCDEIRA QUE TERMINOU EM TRAGÉDIA

BOI BUMBÁ

A brincadeira que terminou em tragédia

Dr. Luiz pediu para a coordenação do evento aguardar mais um momento para iniciar a festa

O bumbódromo de Guajará Mirim estava todo preparado pára abrigar o “1º Vamos Brincar de Boi”, na noite de sexta feira dia 02, o público começava a chegar e a ocupar principalmente as mesas disponibilizadas ao redor da pista aonde as tribos e os personagens dos bois Malhadinho e Flor do Campo iriam se apresentar, os apresentadores começaram a anunciar a presença das autoridades e é claro, agradecer o apoio do governo estadual. As Bandas dos dois grupos haviam passado o som por volta das 17h00, enfim, faltava apenas o anuncio do inicio da festa. Os dirigentes dos grupos como de praxe estavam ansiosos pelo inicio do evento. Itens como Porta Estandarte, Sinhazinha, Cunhã Poranga, Rainha do Folclore e Pajé davam os últimos retoques em suas maquiagens. Iluminação testada. De repente o Dr. Luiz chega perto da equipe da Secel comandada pelo secretário Francisco Leilson – Chicão e pede ao Gino Serrati que segure a abertura da festa por alguns minutos, pois iria até o Bar do Canduri comprar refrigerante para servir a PM. Nesse ínterim, as toadas dos dois grupos passaram a ser divulgadas através do sistema de sonorização instalado no ambiente.

Não demorou quinze minutos e chegou a noticia de que o Dr. Luiz havia sido baleado em frente ao Hotel Fênix, a noticia pegou todos de surpresa, uns achando que era brincadeira de mau gosto plantada por algum irresponsável, porém, logo a noticia foi confirmada e o que era pior, dava conta de que o presidente executivo do Flor do Campo não tinha resistido aos ferimento e havia morrido.

Parentes, amigos e praticamente todos que estavam no bumbódromo foram para o Hospital Regional em busca de notícia. O secretário da Secel mandou anunciar que o evento estava suspenso e que a preocupação a partir daquele momento era rezar pela recuperação do Luiz Menezes. Era tarde, porque a agressão foi tão violenta que ele morreu antes de dar entrada no Pronto do Socorro do HR.

É de se lamentar o ocorrido, não apenas por ser o Dr. Luiz presidente do Boi Bumba Flor do Campo, mas, por ser uma pessoa bastante querida e respeitada em Guajará Mirim, sua dedicação à família, a profissão e ultimamente ao Flor do Campo o colocava no patamar do cidadão que tem compromisso principalmente, com o social e com a cultura.

O lamentável ocorrido deixa órfãos não só os filhos, a viúva Estelina (outra baluarte da cultural popular na Pérola do Mamoré), mas, toda sociedade guajaramirense e em especial a cultura popular que perde um importante colaborador. A família Diário da Amazônia ao tempo que repudia a ação brutal dos assassinos, envia condolência à família do Dr. Luiz Menezes e a família Flor do Campo o Boi Vermelho de Guajará Mirim.

Nenhum comentário: