sexta-feira, 23 de março de 2012

LENHA 24.03.12

Lenha na Fogueira

Nossa coluna de hoje é toda dedicada ao maior e melhor humorista brasileiro de todos os tempos (passado e futuro), Chico Anysio.

**********

Não vislumbramos nenhum humorista com a veia criativa do Chico Anysio.

*********

Aliás, Chico Anysio pode ser considerado o artista completo, pois navegou e vai continuar navegando em todos os segmentos artísticos.

**********

Apesar de sabermos que a qualquer momento receberíamos a notícia de sua morte, não estávamos preparados, porque ninguém se programa para receber noticia de morte. Essa notícia por mais esperada que seja, sempre nos pega de surpresa.

*********

Chico Anysio realmente deixa saudade, ou melhor, deixa uma grande lacuna em todo segmento artístico cultural brasileiro.

*********

Vamos reproduzir algumas declarações daqueles que conviveram com o super Chico Anysio:

**********

Agildo Ribeiro, humorista – "O mais importante é que estamos em luto nacional. O Brasil está mais triste, sem perspectivas de risos e alegrias. Ele foi um herói nacional, um combatente. Ele trazia alegria para esse povo. Ele era uma figura tradicional. Estou com meu coração dilacerado de tanto que amava esse homem. Estou de luto, fisicamente, espiritualmente e artisticamente. Ele não vai morrer assim, ele não morre assim, não."

*********

Jô Soares – "O Brasil inteiro estava pendurado nessa agonia do Chico. Isso me lembrou a agonia que o país passou com a morte do Tancredo Neves. Foi uma agonia terrível. Ele não merecia isso. Espero que ele não tenha sofrido, que tenha passado bem. O Chico Anysio é um dos melhores atores característicos do mundo. Eu dirigi um espetáculo do Chico que, na verdade, eu que aprendi demais. O óbvio é que essa morte deixa o Brasil inteiro entristecido."

**********

Ziraldo – "Foi uma grande perda. Conheci o Chico há 50 anos. Ele é um dos dois fenômenos inrrepetíveis. Nunca mais teremos Pelé e nem Chico Anysio. Ninguém conseguiu fazer a quantidade de personagens que ele fez. A televisão não perpetua ninguém. Espero que as pessoas possam encontrar nas livrarias o livro que os cartunistas fizeram desenhando os personagens dele."

***********

Lúcio Mauro FIlho – "O Chico está canonizado desde já. Ele sobe como um dos grandes santos do humor brasileiro. Ele já estava fazendo falta para a gente por diversos posicionamentos. Ele era um homem de posicionamento forte. Ele ter ficado fora da televisão fez muito mal para ele. A gente é muito miúdo para poder explicar. Na minha vida, ele foi muito importante. No Projac, uma vez, ele me encontrou e perguntou se está tudo bem. ‘Você está bem mesmo, porque você está procurando ponta em novela, concorrendo com gente muito menos talentosa com você, abre o olho’. Depois dessa bronca eu fui direto para o Zorra Total e tudo aconteceu na minha carreira.

**********

Paulo Silvino – "Infelizmente perdemos o maior ator e comediante do mundo. Nunca na história da comédia mundial alguém tinha feito o que o Chico Anysio fez. Na Escolinha ele abrigou muitos atores, principalmente alguns que estavam quase esquecidos. Ele foi um pai extraordinário. Ele casou várias vezes, teve uma prole grande. Todos os filhos dele conviveram muito comigo e com meus filhos."

*********

José de Abreu – "Vários aspectos do Chico devem ser lembrados. Uma vez ele disse que parecida a rua do Catete, porque vivia cheio de pensão. Ele era impressionante. Ele saía de um personagem e começava imediatamente o outro. Aquilo parecia mágica. Ele fazia numa tarde o programa quase inteiro. Em dois dias ele fazia 30 personagens. Ele era sempre o mesmo. Ele se auto dirigia, ele dirigia todo mundo. Ele era uma loucura. Ele tinha três cabeças, a do ator, do diretor e do personagem."

**********

Renato Aragão - "O Brasil todo está triste. Quando cheguei ao Rio, ele já era famoso. Chico me ajudou muito. Ele que me alertou muito. Ele foi referência para todos os humoristas. Não vai ter outro Chico Anysio, não. Ele fazia sátira do Brasil todo. Ele foi muito amigo. Chico Anysio ajudava todo mundo. O coração dele não cabia dentro do peito. Para a gente falar sobre quem era Chico Anysio será preciso fazer uma mesa redonda para cada um falar o que ele era."

**********

Eu Vou Bater Pa Tu. Pa Tu Batê Pa Tua Patota

********

Que o Chico Anysio agora é eterno!

Nenhum comentário: