domingo, 30 de outubro de 2016

Sob o olhar do IBAMA, MPE e ECOVALE

O espetáculo da desova das tartarugas nas praias do Guaporé

Procurando o local adequado para desovar
À tardinha, milhares de tartarugas se reúnem numa formação denominada pelos praieiros da Ecovale de “Tamborete”, pois, elas colocam apenas a cabeça pra fora d’água e ficam observando as condições da praia escolhida para a desova. “Fiz as fotos do outro lado da praia para não assustá-las”, informa o fotografo Rosinaldo Machado lotado na Superintendência Estadual de Turismo – SETUR.
o fotografo Rosinaldo Machado 
A desova é acompanhada pelos técnicos da Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé – Ecovale cujo objetivo é a preservação da fauna aquática, garantindo a perpetuação das espécies de quelônios Tartaruga e Tracajás em números satisfatórios e capazes de equilibrar as cadeias biológicas do ecossistema local.
Zeca Lula da Ecovale 
Após alguns anos sem condições de participar in loco do trabalho da Ecovale o IBAMA este ano, com o superintendente Renê Luiz de Oliveira e o biólogo Ricardo Alexandre Mendonça voltou a acompanhar a desova das tartarugas que aconteceu no início de outubro. “Desta vez conseguimos chegar antes para dar uma acalmada e assim conseguimos acompanhar os primeiros dias da postura dos ovos pelas tartarugas”, disse Alexandre
Outro ponto positivo para o sucesso da missão deste ano, segundo José Soares o Zeca Lula funcionários público a disposição da Ecovale, foi a presença do Ministério Público Estadual através da Promotora de Costa Marques Clícia Pinto Martins que durante dois dias, tomou conhecimento dos problemas enfrentados pela Associação quanto a precariedade dos equipamentos de fiscalização. “Tenho certeza que a partir de agora com o engajamento do Ministério Público Estadual as coisas vão melhorar muito no que diz respeito a preservação das nossas tartarugas e tracajás”, aposta Zeca Lula.
Promotora Clícia Martins
O experiente Zeca Lula garante que mais de 40 Mil tartarugas depositaram seus ovos nas praias monitoradas pela Ecovale. “Isso nos leva a estimar, que mais de 3,5 Milhões de tartaruguinhas estarão eclodindo (nascendo) no próximo mês de dezembro”. Infelizmente prossegue Zeca Lula, desses, apenas cinco por cento (5%) chegarão a idade adulta. “Isso graças ao incansável trabalho da equipe comandada pelo presidente da Ecovale José Felix Calazans que apesar de muito reduzida, conseguiu elevar de Um Por Cento (1%) para Cinco Por Cento (5%) o índice de sobrevivência dos bichos”.
O Biólogo Alexandre ajudou  os praieiros 
O espetáculo da desova das tartarugas nas praias do rio Guaporé começa no início da noite e só termina por volta das 10 horas, da manhã do outro dia. “A cada noite, três levas de tartarugas sobem para desovar. A primeira na boca da noite a segunda por volta das 23 horas e a terceira já de madrugada e fica até as dez horas da manhã”. Um dos problemas enfrentados pela Ecovale em alguns casos, é a falta de força para a tartaruga voltar ao rio, é nessa hora que os “tartarugueiros” (os que peguem tartaruga para vender) atuam. Por isso os praieiros Manequinho e Gilberto que este ano contaram com a ajuda do Alexandre têm o trabalho redobrado, pois carregam as tartarugas no ombro até o rio. “A gente enfrenta os predadores que na verdade são usurpadores da natureza, tendo como colete a prova de bala, o peito. Lamentavelmente não contamos com o apoio da Polícia Ambiental informa Zeca. Uma tartaruga hoje é comercializada dependendo do tamanho, por até R$ 300.
ao alvorecer as tartarugas retornam ao rio Guaporé
Zeca Lula solicitou a nossa reportagem que transmitisse os agradecimentos da diretoria da Ecovale às empresas: Noma Motor’s; Distribuidora Coimbra; Grupo Rovema; Unicesomar e Governo de Rondônia. “Uma coisa é a gente falar e a outra coisa é a pessoa ver in loco. Com essa ida do Superintendente e do chefe da Fiscalização do IBAMA e da Promotora Clícia Martins. Creio que a partir de agora, nosso trabalho terá muito mais resultado positivo, enquanto os quelônios do Guaporé agradecem”, finaliza Zeca Lula.

Nenhum comentário: