quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - 06.10.16


Guajará Mirim começa a receber os turistas que irão prestigiar a 20ª edição do

Festival Duelo na Fronteira.
********
Desta vez, sem a participação efetiva do governo estadual, graças a falta de compreensão de uma autoridade do MP. Assim mesmo o Festival vai acontecer.
********
Além da disputa entre os bumbás Flor do Campo e Malhadinho propriamente dita, os bastidores apontam para uma outra disputa.

********
Essa será travada entre os artistas responsáveis pelas confecções das alegorias de ambos os bois.
********
Na realidade, será uma disputa entre artesãos que vieram de outros estados como o Amazonas e os artesãos de Rondônia.
********
A equipe do Flor do Campo é comandada pelo artesão K-Bral que apesar de ser de Juruti pertinho de Parintins porém localizada no estado do Pará, mora e tem família em Guajará Mirim ha muito tempo. Se não me engano ha mais de 15.
********
Outro respeitadíssimo artesão que está trabalhando no Flor do Campo é o Ismael Barreto que mora em Porto Velho desde quando existia o Bloco carnavalesco Unidos do Nacional, isso na década de 1980. Ismael Barreto inclusive fez parte da equipe do Mestre dos Mestres de Parintins Jair Mendes do boi Garantido à época.
*******
Essa equipe vai disputar a melhor nota no quesito alegoria, com a equipe comandada pelo artesão conhecido como Boy que veio de Manaus e já trabalhou nos bois de Parintins. Este ano Boy foi o responsável pelas alegorias do boi bumbá Diamante Negro de Porto Velho.
*******
A equipe comandada pelo Boy é formada por artesãos formados na escolinha do Léo do Boi Malhadinho. Léo garante que os meninos são da melhor qualidade no quesito confecção de alegoria.
********
Enquanto isso, a Solani Sol garante que no quesito fantasia o Flor do Campo tem a melhor equipe, inclusive o Cleito Lopes que já foi presidente do Malhadinho é o responsável pela fantasia da Rainha do Folclore que segundo dizem, está muito bonita e bem acabada.
********
A presidente do Boi Malhadinho Edileusa Mendes garante que seu boi vai entrar na arena no próximo sábado, para arrebentar com o boi contrário. Este ano não vamos deixar brecha para eles fazerem o que fizeram com a gente ano passado, quando como num toque de mágica desapareceu um tambor da nossa Marujada na hora da apresentação de domingo e duas índias da tribo das Amazonas também não apareceram para dançar.
********
Esse 20° Duelo na Fronteira será do meu boi querido Malhadinho”, garante Edileusa tendo sua opinião reverberada pelo presidente emérito Leonilson de Souza o Léo do Boi.
*******
Já o apresentador do Flor do Campo Ricardinho garantiu ao seu amigo Carlinhos do Galo da Meia Noite, que o vermelho vai surpreender logo na primeira noite do festival, com uma belíssima apresentação.
*********
Esse é o verdadeiro Duelo na Fronteira, queira ou não queira o Procurador, é o evento que transforma Guajará Mirim na cidade turística de Rondônia e por isso merece a maior consideração possível.
*******
Esperamos que em algum dia, a Pérola do Mamoré seja presenteada com um prefeito que a ame de verdade e valorize a festa que mais proporciona arrecadação à cidade, o Duelo na Fronteira.
********
O Duelo na Fronteira com certeza mais uma vez vai movimentar a cidade Pérola do Mamoré, os hotéis já estão com as vagas praticamente todas ocupadas.
********
A equipe da RedeTV/RO formada pelo diretor Alessandro Lubiana e o cinegrafista Raimundo, estará cobrindo, as apresentações do 20° Festival Folclórico de Guajara Mirim – Duelo na Fronteira. A equipe do Diário da Amazônia contará com o Zekatraca e o fotografo Roni Carvalho.
********
O Duelo começa nesta sexta feira dia 7 de outubro.

Nenhum comentário: