terça-feira, 18 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - 19.10.16

Esta acontecendo no Sesc Esplanada em Porto Velho o encontro Sesc Amazônia das Artes que começou segunda feira dia 17 com a abertura do Seminário “As veias abertas da Amazônia Legal” com representantes do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. O tema principal foi a discussão sobre políticas públicas para a cultura, criação artística e outros temas.
********
Segunda pela manhã os palestrantes foram: Márcia Rodrigues que sob a mediação de Jean Moura (MT) discorreu sobre Políticas Culturais do Sesc para o Brasil.
********
A tarde o tema foi “A cultura e a criação artística sobre a égide brasileira – Liberdade e controles” com os palestrantes, escritor Marcio de Souza (AM) e professor doutor Marco Teixeira (RO) e quem atuou como mediador foi Vicente Pereira – do Departamento Nacional do Sesc
*********
O encerramento do Seminário aconteceu ontem 18, com a palestra “Pode o Subalterno da Amazônia Legal falar?”. Com a palestra da Doutora Michele Cabral (AM); Francisco Carlos – Dramaturgo e mediação de Izonete Almeida – Sesc (MA).
*********
A noite aconteceu o “Encontro dos Programadores Independentes” com a participação do Chicão Santos (RO), diretor, ator, palhaço. Silmara Costa (RR) gestora pública; Lenine Alencar (AC) diretor de teatro; Soraia Portela (PI) artista performance com a mediação de Frederico Girauta do Departamento Nacional do Sesc.

*********
Nesta quarta feira 19, começa o Sesc Amazônia das Artes propriamente dito, com o show “Sons de Beira” com Bira Lourenço e Catau as 19 horas, no teatro 1 do Sesc esplanada. Entrada franca.
*********
Amanha dia 20, será a vez do Silvinho mostrar o show “A Portovelhera” e sexta feira dia 21, será a vez do show “Raizes da Beira”.
*********
 Esses três espetáculos estarão sendo observados pela equipe de curadores do Sesc. Um deles será selecionado para percorrer a região cumprindo a programação do Amazônia das Artes do próximo ano.
*********
Como já dissemos, as apresentações começam todos os dias as 19 horas no teatro 1 do Sesc Esplanada com entrada franca. Vamos lá. Tem apenas um problema, só quem pode degustar os deliciosos pratos preparados com Tabamqui pela equipe comandada pelo Chicão Santos do Tapiri, são os artistas que vieram de outros estados. Os daqui só podem olhar. Pense num peixe gostoso!
*********
Ontem durante a posse do Rodnei na Sejucel. Ficamos sabendo que o Ilmar foi nomeado para passar esses quatro meses apenas economizando. A certeza nos foi passada no discurso do Secretário Chefe da Casa Civil Emerson Castro que elogiou a economia proporcionada aos cofres do estado, durante a administração do Ilmar Esteves de Souza. Isso quer dizer que o Tôta está bem na foto do governador.
********
É assim Luciana, que se administra a cultura no estado de Rondônia. Quem faz economia não dorme com fome!
********
Mesmo assim, parabenizamos o Ilmar pelo que fez em curto espaço de tempo. Vide o Joer que foi sucesso, vide o tapete que ele comprou ou ainda vai comprar para as meninas da Ginástica Artística. Vide as passagens para nossos atletas participarem de eventos fora do estado. Vide o apoio aos bois de Guajará Mirim, Opa! Aí não teve não. Nesse ponto a culpa foi do MP.
********
Bom! Volta o Rodnei Paz e como o sobrenome diz, a Paz voltou a reinar em alguns setores da Superintendência. Pelos menos foi isso que senti na manhã de ontem durante a posse.
********
Deus escreve certo por linhas tortas, essa é a máxima muito bem aplicada a carreira do Rodnei. Não conseguiu se eleger prefeito de Rolim de Moura, mas tenho certeza, que será um dos candidatos a deputado estadual mais votado nas eleições de 2018. Tem meu voto garantido.

Nenhum comentário: