sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - e outras matéria 08.10.16

Rainha do Folclore - Malhadinho


O sábado está repleto de programação cultural e de lazer. Em Guajará onde nos encontramos fazendo a cobertura do 20º Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira, o encontro dos portovelhenses acontece no bar do hotel Fenix do nosso amigo Almir Canduri.
********
A partir das 11 horas a turma começa a chegar e o samba rola pela tarde toda, o comando é do Beto do Cavaco que por sinal é o amo do boi Malhadinho que vai se apresentar na noite de hoje.
********
Outra pedida da Pérola do Mamoré é curtir as delicias culinárias do restaurante da Golda. Que fica pertinho do hotel ao lado do terreno da igrejinha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
********
Quem gosta de comida mais calórica o negócio é curtir o restaurante do “Periquito” cuja especialidade é a Picanha. Não recebemos a programação da casa de show do nosso amigo Ricardinho.
********
Em Porto Velho a pedida é a feijoada do bloco carnavalesco Furacão da Zona Sul que será servida a partir das 11 horas no Mercado Cultural.
********
A atração na feijoada do Furacão da Zona Sul & Folia é a bailarina do Domingão do Faustão Taina Grando.
********
A animação musical vai ser por conta do Grupo Bom de Sambar. Portanto podemos garantir que será uma ótima festa a do bloco da Zona Sul no Mercado Cultural.
*********
Depois de todo o fuzuê do Furacão o negócio é permanecer no Mercado Cultural, pois no finalzinho da tarde Nilson do Cavaco e seus convidados entram em cena promovendo a maior roda de samba de Porto Velho.
*********
É isso mesmo, a partir das 18 horas Nilson recebe sambistas como Joadson – Piaba, Beto Cezar, além dos compositores que estarão participando do concurso de samba enredo da escola de samba Asfaltão entre eles as parcerias Toninho e Eduardo Tavernard e Junior; Waldison Pinheiro & Mávilo Melo; Trio de Ouro – Bainha, Oscar e Zé Baixinho; Torrado e os meninos da Pura Raça sem esquecer as Pastoras do Asfaltão.
********
 Os sambas concorrentes estão postados nas redes sociais, escutem e escolha o que mais lhe agradar e quando chegar o dia 15 próximo vá torcer cantando na Tenda do Tigre a rua Jaci Paraná durante a grande disputa.
********
Hoje também acontece a Feijoada do Flamengo cuja sede fica a rua Farquar. O grupo Camafeu formado por ex integrantes da Fina Flor do Samba entre eles o Hudson Mamedes, Enio Ricardo, Padoca além do Eliel, Mendonça e o Júnior.
********
O samba no clube Flamengo do Claudinho Vidal começa as 11h00 e não tem hora para acabar. Vai lá que a moçada é boa. Dizem que o Ernesto Melo vai curtir a feijoada do Flamengo. Será?
********
Se o seu negócio é divertir a criançada, então leve sua turminha ao Teatro Palácio das Artes Rondônia onde a partir das 17h00 (cinco horas da tarde) estará acontecendo o Show da LUNA. - Princesa Sofia, Elsa Frozen e Homem Aranha.
********
Os ingressos podem ser adquiridos no quiosque da Talismã 21 no Porto Velho Shopping ou na bilheteria do teatro no dia de hoje. Informações pelo telefone (69) 9 9211-6059.
********
Voltando a Pérola do Mamoré, quinta feira dia 6, centenas de motocicletas e carros de todos os tipos desfilaram pelas principais ruas de Guajará chamando a atenção das autoridades da segurança para que tome providencia no sentido de evitar mais assassinatos como o que culminou com a vida do professor e músico Márcio Menacho.
********
A cidade inteira está comovida com tamanha falta de segurança. “Ninguém pode mais ficar conversando em frente as nossas casas. Isso é um absurdo” comentava seu Pita do Hotel Mamoré.
********
Ontem durante a abertura do 20º Festival Duelo na Fronteira foi difícil segurar a emoção na hora das homenagens ao Marcio Menacho.

Duelo na Fronteira – A noite do Malhadinho


A festa folclórica Duelo na Fronteira de Guajará Mirim, apresenta na noite deste sábado 08, o boi bumbá Malhadinho, com o tema “Natureza Mãe de Todas as Tribos”.
Apesar de, em virtude da tragédia que culminou com a morte do tecladista do  boi contrário Márcio Menacho não acontecer a disputa pelo título, o boi Malhadinho, de acordo com sua diretoria, vai entrar na arena completo. “O público que veio nos prestigiar merece todo nosso respeito por isso, vamos colocar na arena o que temos de melhor”, disse o fundador do bumbá Leonilson Diniz.
Tema
Natureza Mãe de Todas as Tribos - Tudo que existe na terra é obra da Mãe Natureza – “Vamos contar a história dos rios, nosso boto cor de rosa, nossa fauna, flora enfim, tudo que vem da Mãe Natureza vamos colocar dentro da quadra”, informa Leonilson Muniz.

Quem é Quem no Boi

Presidente Emérito – Leonilson Muniz de Souza
Presidente Executiva - Maria Edileuza Mendes
Vice Presidente – Andre Ricardo do Nascimento
Pajé – Adson
Ritual – Vamos apresentar o ritual da formiga tucandeira.
Artesão - O artesão encarregado do Barracão de Alegorias é o Boy que veio de Manaus. Os demais são todos de Guajará Mirim formados na escolinha de arte do Malhadinho.
Amo do Boi - Beto do Cavaco
Levantador de Toada - Thiago Paiva
Sinhazinha - Olga Manoeli
Rainha Do Folclore - Alicia Oliveira
Cunhã Poranga - Daiane Felício
Coreografo – Elton (de Humaitá)
Porta Estandarte - Leonara Firmino
Apresentador - Sandro Brito
Animador - Este ano não é obrigatório.

LIVRO

Canavarro céus & águas: Arte plástica na Amazônia


O livro “Canavarro céus & águas: arte plástica na Amazônia” que apresenta parte da vida e da obra do artista plástico Raimundo Coutinho Canavarro (1934-2013), será lançado em Porto Velho neste sábado, dia 08, na livraria Leitura dentro do Porto Velho Shopping em evento aberto das 17h00 – 20h30 horas.
A biografia do artista que foi arauto e precursor chave das artes plásticas em Rondônia foi escrita por Allan Vanderlei e será distribuída pela Editora da Divina Misericórdia Ltda., estando disponível para compra na Livraria Leitura do shopping a partir do lançamento e no site da editora.
As 160 páginas foram escritas com base em pesquisas realizadas pelo autor durante dois anos, além de dezoito anos de contato direto com o artista. Vanderlei realizou entrevistas com 70 pessoas por todo o país e no exterior, entre familiares, amigos e contemporâneos do pintor. O livro também traz a reprodução de 58 obras em metaloplastia e óleo sobre tela, algumas delas científica e profissionalmente restauradas pelo Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (CECOR) da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) especialmente para constarem na publicação.

Sobre o autor

Allan Vanderlei nasceu em Porto Velho e no condado Shelby, Tennessee, E.U.A. esteve academicamente ligado à Belhaven University e à The University of Memphis, aperfeiçoando-se nas áreas de Gestão e Marketing. É pós-graduado pela PUC Minas em Gestão Estratégica em Empreendedorismo, Marketing e Finanças, e possui Bacharelado em Administração pela UNAMA, graduado com menção honrosa. Possui 25 anos de experiência profissional como gestor industrial e já residiu, trabalhou, estudou ou visitou mais de 20 países. 

Nenhum comentário: