segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - 18.10.16


A disputa de samba enredo na escola Asfaltão mobilizou os sambistas de Porto Velho na tarde de sábado passado dia 15.

Com a quadra da escola superlotada a bateria Pura Raça, comandada pelo Mestre Negão mostrou porque ganhou a nota máxima nos desfiles carnavalescos deste ano.
*********
Sabíamos que a disputa seria acirrada, pois os sambas estavam de ótima qualidade e o que poderia fazer a diferença era a apresentação de cada um ao vivo.
*********
Não sei se os amigos lembram que postei na coluna de sábado, que já tinha os três sambas que em minha opinião iriam para a final. Juro que o samba do Trio de Ouro não constava da minha previsão. Falei pro Beto Cezar antes de começar a disputa que os classificados seriam o do Tavernard, Torrado e Mávilo.
********
Perdi apenas no samba do Piaba com o Torrado. A dupla não repetiu a performance da gravação do CD e ficou de fora da finalíssima. Aí o Segismundo e a Luciana torcedores de carteirinha do Toninho Tavernard questionaram, e agora Zekatraca quem vai pra final.
********
Disse que havia gostado do samba das Pastoras, mas, o do Bainha também estava no páreo. O samba da Fina Batucada vinha bem até o segundo refrão e depois caia e muito o andamento, por isso ficaria de fora.
*********
Quando o Tatá anunciou os três classificados para a finalíssima e ainda me disse que as Pastoras ficaram de fora por diferença de milésimos e mais, vi que o Mávilo Melo não estava botando fé no samba dele com o Misteira, inclusive queria ir embora antes do resultado e fui eu que o fiz esperar a divulgação dos classificados. Deduzi:
*********
Quem vai ganhar é o Bainha. Prestem atenção, falei BAINHA e não Trio de Ouro. Chamei o Oscar e o próprio Bainha e sugeri.
********
Quando anunciarem a apresentação de vocês O Bainha tem que descer do palco e ficar cantando em frente aos jurados e mais, você Bainha tem que dizer no pé. È o teu nome que vai ganhar esse concurso, faz o que estou dizendo que vocês ganham. A vitória é tua BAINHA vai lá!

*********
O Mestre Bainha fez como o combinado. Falei sobre essa sugestão a turma do Galo da Meia Noite que estava torcendo pelo samba do Toninho, para o Cristóvão Nascimento, para o Antônio Neto e para outras pessoas.
********
Não deu outra, o “velinho” encantou os jurados com sua performance, pois aos 78 anos de idade, dizia no pé como um garoto de 15 anos, fazia as janelas do samba como ninguém e levantava a torcida a cada girada de samba no pé.
********
Não resta a menor dúvida de que o samba do Toninho Tavernard e parceiros é um primor de samba enredo, mas, faltou performance na interpretação. Mesmo assim ficou empatado com o samba do Bainha.
*********
Num corpo de jurado formado por Suely Rodrigues, Binho, Basinho, Marcelli, Alkbal e Oswaldo Reis dava pra notar que num caso desses (empate) a tradição o nome Bainha pesaria na balança.

*********
Após alguns minutos os jurados optaram por escolher a composição do Trio de Ouro formado por Bainha, Oscar e Zé Baixinho como o hino da escola Asfaltão para o carnaval de 2017.
*********
Digo mais, se o samba das Pastores entrasse para a finalíssima seria o vencedor. Numa disputa como a que aconteceu na escola de samba Asfaltão a tradição do sambista vale muito. Ainda mais quando o samba conta com todos os autores Mulher.
*********
É como diz o ditado: "Nem sempre o melhor é o escolhido”. O samba do Toninho é nível Marques de Sapucaí, mas, não fez a cabeça dos jurados totalmente. Infelizmente.
********
Falei ao pessoal do Galo da Meia Noite que gostaria que o Toninho não vencesse para poder participar do concurso da minha escola de samba Acadêmicos do São João Batista cujo tema será a história do General da Banda – Manelão!
*********
A disputa na São João Batista será no dia 3 de dezembro.

Nenhum comentário: