sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Lenha na Fogueira - 15.10.16


É hoje o grande dia da família Asfaltão. Com inicio marcado para as três horas da tarde, a escola campeã do carnaval deste ano, vai escolher o hino que será cantado na passarela do samba Edson Fróes no carnaval de 2017.
********
Zeus entre nós, no carnaval do Tigre – Ecos da mitologia é o tema que foi transformado em seis belos sambas de enredo e que na tarde/noite deste sábado dia 15, estarão sendo apreciado pela comissão de jurados selecionada pelo Altair dos Santos Lopes – Tatá.
*********
Das seis parcerias: Mávilo e Misteira; Bainha, Oscar e Zé Baixinho; Toninho Tavernard e seu filho Eduardo mais o Junnior Santos; Fina Batucada; As Pastoras do Asfaltão e Torrado e Jon Adson. Apenas o integrante de uma delas participa pela primeira vez do concurso de samba enredo da escola do Tigre.
********
É o Jon Adson popularmente conhecido como Piaba que sai junto como o José Luiz Machado de Assis conhecido no mundo do samba e do futebol como Torrado.
*******
Porém, é uma parceria que volta a ser formada, já que nos idos da década de 1990 colocou na avenida sambas pela escola Unidos da Castanheira. Isso quer dizer, que a dupla já tem as manhas do que é um concurso de samba enredo.
*******
Outra parceria que vem batendo na trave todos os anos é a Fina Batuca a ala jovem dos compositores do Asfaltão que tem como líder o mestre Danilo e ainda conta com uma dos melhores cavaquinistas da cidade Lamisson Thobá e ainda Allan Barros,  Filth e Eduardo Dias.
********
Assim podemos dizer que na disputa do samba da escola Asfaltão teremos a turma jovem e a Velha Guarda representada pela parceria Bainha, Oscar e Zé Baixinho. Já pensou se a garotada coloca o samba da Velharada no bolso? Tudo pode acontecer, até porque todos os sambas estão de altíssima qualidade.
********
Digo por que estava presente na reunião da apresentação de todos os sambas na noite do dia 6 passado, la na casa da Tia Nazira.
********
É como diz o Misteira parceiro do Mávilo de vez em quando: “Quem for podre que se quebre”.
********
As parcerias vitoriosas dos últimos carnavais foram Toninho Tavernard que em virtude de não acontecer os desfiles das escolas de samba naquele ano, foi pra geladeira.
********
A parceria vencedora no carnaval de 2016 foi a Mávilo Melo e Waldison Pinheiro, cujo samba levou a escola ao título. Agora as apostas estão abertas. Quem será a parceria campeã.

********
Após ouvir várias vezes todos os sambas concorrentes, já tenho o meu palpite formado. Não para o samba campeão, mas, para os três que irão disputar a finalíssima. Como não comi manga com febre, não publico e nem falo pra ninguém antes da apresentação dos seis sambas na tarde/noite de hoje.

*********
Se você amigo leitor for a Tenda do Tigre apreciar a disputa do samba do Asfaltão, encosta em mim que direi e ainda aposto, quais serão os três que irão disputar a finalíssima. Quer apostar vem!
*******
Mudando de pau pra cacete, porém permanecendo no assunto cultura. Dizem às matildes, que na próxima semana, acontecerá mudança da Superintendência da Juventude, da Cultura do Esporte e do Lazer – Sejucel.
********
O professor Rodnei Paz assume novamente o comando da pasta em substituição ao Ilmar Souza. Na realidade, não é nenhuma novidade, pois todos sabíamos que se o Rodnei não fosse eleito prefeito de Rolim de Moura (como não foi), voltaria a assumir a Sejucel. Inclusive o Ilmar sabia disso.
********
O que não se sabe e se por acaso falarem alguma coisa, podemos afirmar que será mera especulação, é que o Rodnei vai re-autorizar a utilização do quintal da Casa da Cultura para a realização do Café da Confraria Pobres do Caiari. Particularmente eu não acredito. É aguardar pra conferir!

Nenhum comentário: