segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Espetáculo Ricardo III em Porto Velho


“Ricardo III”, obra de William Shakespeare, um dos maiores dramaturgos do teatro ocidental, em monólogo do ator Gustavo Gasparani com direção de Sergio Módena, premiadíssimo pela crítica, será exibido no Sesc Esplanada, nesta terça mfeira dia e amanhã 05 de outubro, às 20h.
Este projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura - 2015/2016.
O espetáculo vem de temporadas de enorme sucesso, com lotação esgotada e elogios do público e crítica no Rio de Janeiro e São Paulo e nos festivais de teatro de Salvador, Angra, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília. Gustavo Gasparani recebeu por este espetáculo os prêmios de melhor ator
da APCA 2015 e do FITA 2014 e foi indicado aos prêmios Shell, APTR e Cesgranrio 2014 e Cemig 2015.
Esta turnê coincide com um momento especial desse “homem de teatro”, que além de ator, assina também como autor, diretor e produtor de vários outros espetáculos. Desde a estreia deste monólogo em 2014, Gasparani já dirigiu os musicais de sua autoria “Samba Futebol Clube”, “Gilberto Gil - Aquele Abraço " (em cartaz no Rio de Janeiro até agosto e agora também parte para turnê) e " SamBRA - 100 anos de samba" (em cartaz na Teatro Riachuelo Rio de Janeiro até final de outubro) e assina a direção do texto de Thelma Guedes em "Garota de Ipanema - O amor é bossa" que inaugurou em agosto o Teatro Riachuelo Rio. Além disso, Gasparani também está na TV, como o radialista Gentil Soares, na reprise da novela “Cheias de Charme” da TV Globo.
“Ricardo III” narra um pedaço da história da Inglaterra. É um dos primeiros dramas históricos escritos por William Shakespeare e encerra em si um dos contos mais tenebrosamente sedutores que já se ergueram em cena. Sua obra encanta diferentes gerações graças à universalidade dos seus temas e à beleza poética que emerge de sua escrita. O texto traz uma visão rica dos bastidores políticos no que se refere à imoralidade e à ambição esmesurada para se alcançar o poder. Mesmo tendo se passado pouco mais de quatro séculos, os temas abordados servem para refletirmos sobre o mundo em que vivemos. “Ricardo III” discute a luta por poder, intrigas, e a hipocrisia da política.
Gasparani leva ao palco um monólogo onde interpreta vários personagens (24 no total). Alternando narração e dramatização, interpreta-os num jogo cênico instigante, que revela, não só o conteúdo da obra de Shakespeare, mas também a natureza do próprio teatro. A cada instante, se transforma,

convocando o público a usar a imaginação e a embarcar nas inúmeras possibilidades das convenções teatrais.

Nenhum comentário: