sexta-feira, 29 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 30.11.13

Amanhã começa dezembro, o mês das festas. Logo de cara temos o Dia do Samba que acontece no dia 2, depois vem à festa de Santa Bárbara dia 4, Nossa Senhora da Conceição dia 8 (meu aniversário), Santa Luzia dia 13 e chegamos ao dia 24 véspera de Natal e 25 Natal. Finaliza com a festa do réveillon no dia 31.

*********
Bom! Começando pelo Dia Nacional do Samba 2 de dezembro. Nos anos anteriores a Federação das Escolas de Samba – Fesec aproveitava para promover a apresentação ou lançamento do CD com os sambas enredos das escolas de samba para o próximo carnaval.

********
Cada escola querendo fazer mais bonito, para receber os aplausos para suas cores.

********
A atual diretoria da Fesec pelo menos até a tarde de ontem, não havia distribuído nenhuma nota sobre a programação alusiva ao Dia do Samba. Rogério (presidente) e Cabeleira (vice presidente) não programaram nada. Dois macacos velhos no assunto escola de samba e não tiveram a capacidade de criar uma programação para festejar a data.

********
Parece que a diretoria atual da Fesec, é refém da Funcultural de Porto Velho, pois se a direção da Funcultural não programar nada eles também não se mexem.

*******
Em todo o Brasil onde existe uma escola de samba, o dia 2 de dezembro, é como se fosse feriado, com as escolas e os grupos de samba juntamente com os sambistas, festejando o Dia do Samba.

********
Inclusive as escolas de samba, até esta data, não sabem se a Fesec vai produzir o CD com os sambas enredos para o carnaval de 2014.

********
A única escola de samba que gravou (por sua conta), foi a Acadêmicos do São João Batista, inclusive o samba toca todas as tardes no Programa “Máquina Quente” da rádio Cultura FM 107.9 que por sinal, é apresentado de segunda a sexta feira entre as 14 e as17h00 pelo Banana Split que também é o interprete do samba enredo da escola do Pai Beto. O samba foi muito bem gravado com a direção do Alkbal Sodré do Estúdio Verde.

*********
As demais escolas de samba estão aguardando o sinal verde da Fesec para entrarem em estúdio. Como a direção da Fesec está devagar quase parando, talvez nem providencie a gravação do CD.

********
Sabemos que a prefeitura prometeu repassar ainda este ano, o valor de R$ 100 Mil para a Fesec ratear entre as escolas de samba, que estarão participando dos desfiles no carnaval de 2014, o carnaval do centenário. Segundo o presidente da Fesec a Jória Lima presidente da Funcultural, garantiu que o prefeito Mauro Nazif vai liberar para as escolas de samba e a estrutura da avenida R$ 800 Mil.

********
Mesmo assim a diretoria da Fesec não providenciou nenhum evento para o Dia do Samba. Será que eles sabem que o Dia 2 de dezembro é o Dia do Samba? Diz aí Flávio Daniel.

*********
Vale salientar que as escolas de samba, já estão com seus hinos prontos, esperando apenas o aval da Federação para procurar o Alkbal e gravar.

*********
Aliás. Na noite de quinta feira dia 28, na Seresta Cultura o Banana Split desafiou o artesão da escola de samba Asfaltão Ismael Barreto, perguntando se ele (Ismael) estava preparado para “levar” mais uma “peia” da São João Batista.  Banana estava se referindo ao quesito Alegorias do qual o Ismael é o responsável na escola Asfaltão enquanto que na São João Batistas, os responsáveis são o Melkizedeque e o Pai Beto. Ismael apenas respondeu: “Vamos ver”.

********
Festa de Samba no dia do Samba, só no programa “Maquina Quente” do Banana Split. Sintoniza a partir das 14h00 na 107.9 FM!

Um comentário:

beto cezar disse...

dia do samba é segunda e segunda tem samba na casa de BETO CEZAR,AO MEIO DIA