quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FESTCINE ITINERANTE PEGA A ESTRADA


‘Silêncio total’. O bordão usado como mote pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos para dar vida ao Palhaço Xuxu, costuma ficar impregnado na cabeça da platéia dias depois de findo o espetáculo solo. É talvez um dos maiores termômetros indicativos do sucesso de um palhaço. Luiz Carlos Vasconcelos e seu personagem mais longevo integrarão a equipe do Festcineamazônia Itinerante 2013 que percorrerá estradas e rios rondonienses a partir desta quinta feira 21. A Itinerância acontecerá em 13 distritos, estendendo-se até dezembro.
A primeira etapa são os distritos que ficam no eixo da BR-364, sentido Rondônia-Acre. O primeiro local é Cujubim, no dia 21 de novembro. Nos dias seguintes a itinerância segue para Jaci Paraná, Nova Mutum, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, no dia 29 de novembro.
A segunda etapa da Itinerância será descendo o Baixo Madeira. O início é em São Carlos, no dia  11 de dezembro. Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, será a vez dos distritos de Nazaré, Demarcação e Calama.
Não é a primeira vez que Luiz Carlos Vasconcelos e o Palhaço Xuxu estreitam parceria com o Festcineamazônia. O ator já participou de edições do festival em Porto Velho e também já acompanhou a itinerância por Peru e Bolívia.
Sobre o personagem que carrega há mais de três décadas, Vasconcelos tem uma explicação filosófica. Já disse isso a respeito de seu mais querido personagem:  “Talvez, certos homens, para poder crescer, precisem se expor assim. Xuxu me acompanha desde muito tempo. Devo-lhe muito. Convivendo com ele aprendi a olhar o mundo e as pessoas com olhos mais atentos e sinceros. Aprendi também a olhar para mim, e após o primeiro susto, desatar a rir. Estou ampliado nele. Minha vaidade, por exemplo, expressão do meu egoísmo, se transforma em atitude generosa ao divertir os outros. A dimensão de um palhaço está diretamente relacionada à dimensão do real ridículo de quem o encarna. Tornar esse ridículo risível ou terno e oferecê-lo aos outros, é a missão dos palhaços. Portanto, ao olhar para o Xuxu, não tenha dúvida, somos assim mesmo”.
O Festcineamazônia  - Festival Latino Americano de Cinema Ambiental  tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural: Sistema Fecomércio - Sesc, Centro de Formação dos Profissionais de Eduacação do Município de Porto Velho,  SEMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, programa microfonia .O Festcineamazônia é membro do Green Film Network

Nenhum comentário: