quinta-feira, 14 de novembro de 2013

LAIO É HOMENAGEADO COM NOME EM ESCOLA DE MÚSICA


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif inaugurou na noite desta quarta-feira (13), a Escola de Música Municipal Francisco Lázaro dos Santos (Laio), localizada na Rua Pau Ferro com Anari, zona Sul da cidade. A verba investida na construção do prédio foi conseguida junto ao Governo Federal através de emenda parlamentar do próprio Nazif, quando ainda era deputado federal.
Depois de enaltecer os familiares do músico Francisco Lázaro (falecido), que participaram do evento, o prefeito falou do esforço para conseguir a verba federal para investir na construção do prédio. “Isso aqui é para vocês”, disse aos moradores presentes. Ele acrescentou que vai dar todo apoio à escola, pois ela significa uma alternativa a mais para dar dignidade às crianças e jovens carentes que não têm condições de pagar uma escola particular para estudar música.
Para o coordenador municipal de políticas públicas para a Juventude, Jonas Minele, a Escola de Música Francisco Lázaro será um importante instrumento de resgate social para tirar crianças e jovens da marginalidade e das drogas.
Homenagem
Valdívia Lopes da Cruz, mãe de Francisco Lázaro (Laio) falou das qualidades do filho como cidadão e como músico. Ela agradeceu ao prefeito pela homenagem e disse que assim como o filho, a escola vai dar muita honra para os moradores da comunidade. “Obrigado por se lembrar”, completou.
Sanauá Silva, filho de Laio, elogiou a iniciativa da prefeitura pela homenagem ao pai. A viúva do músico, Maria Odete da Silva, recitou uma poesia e também destacou as qualidades do marido e profissional que era Francisco Lázaro.

Duas apresentações de dança marcaram a inauguração da escola, uma pelas crianças da Escola Chapeuzinho Vermelho, e outra pelos integrantes do Projeto Pirueta, formado pelos alunos do Centro Salesiano Madre Mazzarello. A animação musical ficou por conta da Banda Atitude, composta de alunos da Escola de Música Som na Leste. Logo após as apresentações musicais, Mauro Nazif e demais autoridades presentes fizeram o descerramento da placa de inauguração da escola.
Conforme o diretor da Escola “Francisco Lázaro”, Ricardo Castro, o local vai oferecer aulas de iniciação musical infantil para crianças a partir de seis anos, jovens e adultos. Haverá aulas de balé, teatro e artes plásticas, dentre outras. Outro ponto importante será a realização de várias oficinas. “Teremos como prioridade a formação continuada dos professores”, frisou Castro.
A Escola de Música Municipal Francisco Lázaro dos Santos foi criada pela Lei nº 476 de 21 de dezembro de 2012. Ela foi construída dentro da política de levar a música para todos os cantos da cidade e vai beneficiar centenas de crianças e jovens da zona Sul. A escola é composta de auditório com palco e camarim, secretaria, sala de professores, diretoria, copa, banheiros com acessibilidade, quatro salas de aula para estudos individuais, duas salas para aulas em grupo, sala de bateria e outra de piano, instrumenteca, laboratório de informática com instalações para 18 computadores.

Natural do distrito de Calama, no Baixo Madeira, Francisco Lázaro dos Santos (Laio), era músico, compositor, folclorista e produtor musical. Seu trabalho contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento da música regional. O nome foi sugerido pelo prefeito Mauro Nazif.

Nenhum comentário: