quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CIRCULANDO CULTURA EM NOVA MUTUM PARANA


Um dia inteiro dedicado à cultura regional. No sábado, 09, a caravana do projeto “Circulando Cultura nos Distritos”, desenvolvido pela Associação Curta Amazônia, esteve em Nova Mutum Paraná, onde promoveu uma grande mobilização entre a comunidade local e os artistas que participam do projeto, com apresentações de teatro, dança, música, show de humor, artes plásticas e visuais.
Financiado pela Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural), o projeto objetiva criar um espaço nos distritos, onde artistas regionais possam circular bens culturais, além de dar oportunidade para a divulgação de talentos das comunidades visitadas. “O objetivo do projeto é justamente fazer o intercâmbio entre os talentos de Porto Velho e dos distritos que estão no entorno. Faltavam atividades para que as crianças e jovens das localidades distantes da Capital pudessem desenvolver algo saudável”, esclarece a presidente da Funcultural, Jória Lima.
Entre as atrações oferecidas em Nova Mutum durante o último sábado, estiveram o espetáculo de rua “Os Bichos Também Amam”, do grupo de teatro Evolução; o show de humor do personagem Velho Justino e suas poesias matutas; o cantor, compositor e poeta ribeirinho Altemyr Pereira Almeida, o Caribé, uma forte expressão da cultura da região do baixo Madeira; o hip hop do Cristo Crew; o samba raiz mesclado às canções regionais do Duo Pirarublue, de Sandro Bacelar e Gioconda Trivério; o músico Polysherman, com seus teclados, além da exposição fotográfica “Queimadas”, do fotógrafo rondoniense Luiz Brito. A palhacinha Curta Amazônia também esteve por lá, fazendo a divulgação do evento na comunidade.
Na opinião da administradora local, Rosilene Prestes, a realização do evento em Nova Mutum foi importante, principalmente para o entretenimento da comunidade, que ainda é carente de opções nesse sentido. “Ultimamente não temos tido eventos desse tipo. E aqui hoje teve de tudo um pouquinho. É de muita relevância, principalmente por causa dos jovens. Deve vir mais vezes”, destaca Rosilene.
“Nós somos artistas que trabalhamos basicamente com música regional. O nosso trabalho é todo focado nos costumes, nas lendas, na cultura nativa do povo beradeiro, da amazônia. Então, os nossos espaços são limitados. Quando surge um projeto dessa envergadura, é muito interessante”, enfatiza o músico Sandro Bacelar.
Assim como em Nova Mutum Paraná, nessa mesma etapa a caravana também passou por União Bandeirantes, na sexta-feira (08) e Jaci Paraná, no domingo (10). Desde que o projeto foi iniciado, em outubro, 11 distritos já foram visitados.

Nenhum comentário: