terça-feira, 5 de novembro de 2013

DIPLOMATAS 55 ANOS FAZENDO SAMBA



A escola de samba Os Diplomatas comemorou na última segunda feira dia 4, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, 55 anos de fundação, com show da bateria e do casal de mestre sala Cristiano e Porta Bandeira Fernanda Eirado. Com o José Monteiro Souza atuando como cerimonialista anunciou a apresentação da bateria comandada pelo mestre Willian Maturim e dos puxadores de samba Edgley Queiroz e Ataíde Júnior acompanhados pelo músico Walber do Cavaco que apresentaram os melhores sambas enredos da escola durante esses 55 anos.
O presidente Marcel Fabiano e toda sua diretoria receberam os representantes das escolas, São João Batista Banana Split, Armário Grande Cristina Davis, Império do Samba Waldomiro Mirim e Asfaltão Reginaldo Makumbinha além da deputada estadual Epifania Barbosa. Para surpresa dos dirigentes da Diplomatas diretamente de Manaus chegou para prestigiar o acontecimento, o sambista Rogério que nada-mais nada-menos é o filho caçula do principal fundador da escola saudoso Valério Souza que compareceu acompanhado do Manoel Carneiro o primeiro tocador de surdo da agremiação.
A escola de samba Os diplomatas foi criado no dia 4 de novembro de 1958, pelos foliões Valério de Souza e seu filho Ricardo mais os sambistas Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha e Antônio Chagas Campos – Cabeleira e Dona Jóia esposa do Valério. A reunião aconteceu na casa do Valério que ficava à rua Joaquim Nabuco sub esquina com a Almirante Barroso no bairro Santa Bárbara. Logo após decidirem pela criação da escola de samba se dirigiram a residência do senhor Tário de Almeida Café que ocupava um cargo de destaque na prefeitura de Porto Velho e o convidaram para presidir a agremiação recém idealizada, Café condicionou seu aceite, desde que o nome da agremiação fosse “Prova de Fogo”, uma homenagem ao bloco carnavalesco pelo qual brincava quando residia em Fortaleza Ceará, sua sugestão foi aceita e a escola desfilou no carnaval de 1959 com o nome de Prova de Fogo. No ano seguinte o sambista Agostinho Reis popularmente conhecido como Bizugudo recém chegado de Belém (PA), sugeriu que a escola passasse a se chamar Universidade dos Diplomatas do Samba o que também foi aceito. Em meados da década de 1960, mais uma vez o nome da agremiação mudou, por sugestão do Bainha passou a ser denominada “Os Diplomatas” nome que perdura até os dias de hoje.

Durante a festa em comemoração aos 55 anos de fundação, a diretoria da escola apresentou o novo casal de Mestre Sala e Porta Bandeira Cristiano & Fernanda Eirado. “Durante minha gestão sempre procurei inovar e isso vem dando certo, desta feita trago como novidade o novo casal de Mestre Sala & Porta Bandeira que com apenas dois ensaios mostrou que será uma dos melhores no próximo carnaval”, disse o presidente Fabiano.
Estava marcada para aquela noite, a apresentação do samba enredo 2014, sobre o tema “Gigante de Três Cabeças” pesquisado pelo carnavalesco João José e com o samba de autoria do Carlinhos Maracanã, Cristóvão Nascimento e Walber do Cavaco. “Infelizmente não tivemos tempo para ensaiar o samba e por isso sua apresentação fica para outra oportunidade”, justiçou o interprete Edgley Queiroz. Após o canto do Parabéns, foi servido coquetel, acompanhado de salgadinhos.

Parabéns aos Diplomatas do Samba pela passagem de seus 55 anos de muito samba.

Nenhum comentário: