quinta-feira, 28 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 29.11.13

Alguém por aí, por um acaso, sabe informar se Rondônia está participando da III Conferencia Nacional de Cultura que está acontecendo em Brasília desde o dia 27 próximo passado.

********
Pelo que sei, Rondônia deveria marcar presença com oito delegados, eleitos na Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu no mês de setembro em Cacoal.

********
Sei também que a presidente da Funcultural Jória Lima foi convidada pelo MinC e está lá, com certeza defendendo alguma coisa positiva para cultura brasileira.

*******
E pelo governo do estado de Rondônia quem foi, quem está coordenando a delegação rondoniense, como se faz para saber noticia da participação dos nosso delegados nas discussões que vão acontecer até domingo.

********
Quais as propostas que a representação de Rondônia vai apresentar na plenária da III Conferência Nacional de Cultura?
*********
Durante a Conferencia estadual, sugerimos que nossa delegação apresentasse a proposta da criação do Estatuto da Cultura, porém, apenas a Jória Lima no passou e-mail dizendo que iria se desdobrar para colocar a sugestão na pauta das principais discussões, durante a Conferencia Nacional.

********
Será que a Superintendência Estadual de Cultura – Secel teve condições de embarcar alguém com a missão de atuar como assessor(a) de comunicação para divulgar a participação de Rondônia no evento.

********
Se você abrir o site do Ministério da Cultura e clicar na programação oficial da III Conferencia, vai ficar sabendo que dentro da programação, consta que todo dia entre as 18h30 e às 23h funciona a Tenda da Cidadania (Feira Cultural, Exposição Circuito Cultura Viva e Programação Artística):

*********
Essa feira cultural é um território livre onde os estados podem e devem apresentar além do seu artesanato, shows artísticos. Rondônia levou algum show artístico para apresentar na Conferencia Nacional?
********
Lembro que na II Conferencia Nacional que aconteceu em Brasília no Mesmo espaço que está acontecendo a III.
*******
Rondônia apresentou o Boi Bumbá (Corre Campo), além do show com Zezinho Maranhão. Nossa apresentação aconteceu justamente na Tenda da Cidadania – O Território Livre onde aconteciam shows de todos os tipos de todo o Brasil, todos os dias durante o dia todo.

*******
Naquele tempo a Gerente de Cultura era a Bebel que sabia das coisas e a Secel era Secretaria. Além de participarmos como Mestre de Boi Bumbá nos credenciamos como jornalista e todos os dias enviávamos as noticias para o Diário da Amazônia e em conseqüência a população de Rondônia ficava sabendo dos acontecimentos da II Conferencia Nacional de Cultura.

********
Na II Conferência de Cultura, Rondônia contou com uma delegação de 40 pessoas, que foram selecionadas pelo G Vitor (representante do MinC) que veio a Porto Velho com a missão de selecionar 25 Mestres da Cultura Popular e convidar mais 15 pessoas que foram a Brasília representando e muito bem o estado de Rondônia.

********
Foi a delegação de Rondônia que sugeriu e aprovou o chamado “Custo Amazônico” que obriga os editais voltados para grupos da região amazônica, aumentar em 30 por cento seu valor em virtude do “Custo Amazônico”.

*********
Rondônia à época foi destaque dentro do Grupo de Trabalho da Região Norte graças a delegados como o Chicão Santos, Mara Valverde, Bebel, Professor Chiquinho, o escrevedor dessa coluna e muitos outros.
********

E na III Conferência, como Rondônia está se saindo. Eis a questão do respeito para com a nossa cultura!

Nenhum comentário: