quarta-feira, 6 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 07.11.13

O Festcineamazônia 11 anos começou na noite da última terça feira 05, com o teatro Banzeiros literalmente lotado. A mestre de Cerimônia Cristina Lagos convidou a subir ao palco os produtores do evento Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, como escreveu a assessoria de imprensa do festival, “A noite de abertura teve todos os ingredientes pra ficar na memória”

********
Principalmente pela exibição do documentário “DAMOCRACY” um filme que pela primeira vez relaciona dois grandes desastres humanitários e ambientais em andamento, perpetrados por governos de dois países: no Brasil a hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA) e na Turquia a hidrelétrica de Llisu, no rio Tigre. Dirigido pelo premiado documentarista canadense Todd Southgate e narrado pela atriz Letícia Sabatella.

********
Sugiro aos amigos Jurandir e Fernanda e a equipe do Festcineamazônia que continue exibindo o documentário “Damocracy” todos os dias em todas as aberturas, ou seja, à tarde e a noite e se possível, também exibir nas demais programações como: Cinema no Terreiro, na Escola. No Samba etc.

********
É preciso desmascarar os que fazem apologia positiva a construção de hidrelétricas nos principais rios do mundo. Vamos mostrar o quanto esses empreendimentos são prejudiciais ao meio ambiente, ao social, e principalmente à saúde do povo.

*********
Por nossos governantes verem apenas os cifrões, hoje a população ribeirinha das margens do rio Madeira que vive entre a Vila de Jirau a Calama, sofre com as barragens das usinas de Santo Antonio e Jirau.

********
Os entendidos no assunto barragem, dizem que o problema das ANDORINHAS que estão sujando o centro histórico de Porto Velho, tem a ver com a construção das Usinas do Madeira.

********
A respeito disso o Dr. Paulinho Rodrigues o multimídia enviou o seguinte e-mail:
*******
Meu nobre escriba José Katraca. Apesar de silente, acompanho os movimentos, sejam culturais, os “meia boca” e as revoadas. Primeiro, o sistema de áudio instalado na confluência das ruas Joaquim Nabuco com a 7 de Setembro, imita o som de falconiformes do gênero Áquila e não de patos (aves anatídeas). Patos sim, são prestadores de serviços que trabalham com dignidade e são “engabelados”. 

********

Quanto as andorinhas (aves hirundinídeas), em seu anual e migratório deslocamento pelos continentes (outrora em número bem inferior ao de agora), ocupavam (minguadamente) as árvores em frente ao Mercado Municipal. Com o advento do projeto BARRAJEIRO, as fendas, grutas e cavernas que serviam de dormitório, então encravadas na Cachoeira de Santo Antônio, desapareceram, aniquilando o habitat natural desses passariformes.

*********
Tal “merda” como escrevestes, é mais um dos “ECOS DO MADEIRA”. O ônus, herança mais do que fedorenta e maldita, fica para nós limparmos... (Abs. Paulinho Rodrigues).

********
Pois é meu amigo Paulinho. É por isso que estamos sugerindo a produção do Festcineamazônia que exiba todos os dias e em todos os locais que o Festival esteja acontecendo o documentário “Damocracy”. Se você não assistiu procura assistir pra saber sobre o que estão fazendo com os nossos rios e em consequência com a população que depende deles.

********

Agora, legal mesmo na abertura do Festcineamazonia 2013, foi o inicio da apresentação da cantora Simone Guimarães. Ela me levou para a década de sessenta ao SOLAR uma música de Dilermando Reis. Poucos que estavam no teatro Banzeiros na noite de terça feira conhecem a Valsa muito bem Solada pela Simone. Aquilo ali valeu por tudo dos últimos tempos. Valeu Jurandi e Fernanda!

Nenhum comentário: