quarta-feira, 20 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA 21.11.13

        
Conferência debate consolidação do Sistema Nacional de Cultura.

********

A III Conferência Nacional de Cultura que vai acontecer no final deste mês em Brasília, tem como tema central: "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura".


********
O maior encontro colegiado, reunindo representantes do governo e da sociedade civil, pretende discutir o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir das propostas previstas pelas delegações de cada estado.


*********
Por incrível que possa parecer, Rondônia está dentro dos padrões em se falando de Sistema Estadual de Cultura, inclusive com os delegados que irão representá-lo na III Conferencia eleitos. O que aconteceu no mês de setembro em Cacoal.

********
Porto Velho foi um dos primeiros municípios brasileiros a implantar o Sistema Municipal de Cultura, inclusive já tem os Conselheiros nomeados. Falta apenas a Funcultural sempre que for colocar em prática algum projeto, pelo menos Consultar os membros daquela setorial e daí o Conselho de Cultura. Fato que não vem acontecendo.

********
O correto Seria o Conselho Municipal de Cultura analisar os Projetos que obedeceram ao Chamamento Público para a realização da Virada Cultural pelos 99 anos do município de Porto Velho, o Circulando Cultura, Realização do Reveillon 2013/14 fato que não ocorreu e está dando o que falar.

********
Por exemplo, pelo menos até o fechamento desta coluna na tarde de ontem, os artistas que participaram da Virada Cultural não tinham recebido uma “arruela” e nem noticia de quando vão receber.

*******
A entidade que ganhou o Edital para a realização do Réveillon está divulgando a programação com a participação do Conjunto de Forró Universitário “Fala Mansa” e pelo menos no cartaz de divulgação, não consta nenhum show com artistas de Porto Velho. E olha que a grana não é de se jogar fora.

*******
Dos editais publicados o único que aconteceu dentro dos conformes foi o Circulando Cultura que foi coordenado pelo Levi e pela Golda os demais se não deram, vão dar dor de cabeça a direção da Funcultural e em conseqüência, a administração de Mauro Nazif.

********
Por falar nisso, vem aí o Dia do Samba, 2 de dezembro e pelo que estamos sabendo, a Funcultural está tentando realizar grande programação envolvendo a Fina Flor do Samba do Ernesto Melo, a Roda de Samba do Beto Cezar e as escolas de samba de Porto Velho. Mais a Banda do Vai Quem Quer. Alguns sambistas cariocas devem vir participar da programação.

********
A Banda do Vai Quem Quer entra na programação, porque está previsto para o dia 2 de dezembro, dia do Samba, a inauguração do “Calçadão Manoel Costa Mendonça – Manelão” nome pelo qual passará a ser chamado o trecho de rua que fica entre a Presidente Dutra e a Jose de Alencar e entre a Praça Presidente Cargas e o Mercado Cultural. O Projeto já aprovado e sancionado é do vereador Léo Moraes.

********** 

Hoje a Expo Rodeio Show apresenta João Neto & Frederico, que também marca a abertura do rodeio.

*********
O show da última terça feira com o Jads & Jadson não agradou a maioria do público que literalmente lotou a arena do Parque dos Tanques, os sertanejos são muito devagar, reclamavam alguns jovens fãs do estilo country.
********
Depois de Luan Santana e do Eduardo Costa mais a dupla Jads e Jadson a produção do evento aposta na bilheteria dos palhaços Patati Patata que irão se apresentar no próximo sábado dia 23.
*******

Porém a pedida de hoje é a Seresta que vai acontecer no Mercado Cultural a partir das 20h00. Vamos lá moreninha! 

Nenhum comentário: