terça-feira, 19 de novembro de 2013

LENHA NA FOGUEIRA - 20.11.13

Hoje o Brasil comemora o dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu exatamente no dia 20 de novembro em 1695 lutando pela liberdade do seu povo.

********
Em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra no calendário escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

*********
Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, lei que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Isso significa que ser feriado ou não vai variar de cidade para cidade. O Dia da Consciência Negra é um feriado em mais de 800 cidades brasileiras.
********
Hoje estamos “comemorando” ou “lamentando” os 318 anos da morte de Zumbi dos Palmares.

********
Zumbi dos Palmares foi um símbolo da força negra, e herói da conquista de Quilombo dos Palmares. 

*******
Partindo desse princípio, podemos dizer que hoje, o Zumbi do povo brasileiro, em especial dos menos favorecidos é o Presidente do Supremo Tribunal Justiça Ministro Joaquim Barbosa.

*******
Graças a esse cidadão, um negro que nos orgulha a todos, pela coragem em aplicar a Lei, contra os malfeitores do colarinho branco, que até bem pouco tempo, encontravam guarida seja em qual instancia fosse da justiça brasileira.

********
Veio Joaquim Barbosa e provou que quando se age em respeito às Leis não se tem do que temer. Hoje podemos comemorar o dia da Consciência Brasileira, pois os mensaleiros estão presos, uma demonstração viva de que o Brasil está mudando para melhor, apesar de ainda faltar muito para chegarmos ao ideal.

********
Quantos presidentes do STJ passaram e não bateram o martelo condenando aqueles que se achavam incondenáveis. Não que os Magistrados fossem coniventes com os malfeitores da República, se assim fosse, não teriam votado (maioria) a favor da condenação dos mensaleiros. Faltou apenas, àqueles que presidiram a Corte, respaldo para colocar em votação os Processos.

********
Em homenagem ao Dia da Consciência Negra – Dia de Zumbi dos Palmares solicitamos ao colega Analton Alves que escrevesse um artigo com o Título – “Joaquim Barbosa o Zumbi do Século 21”, que está publicado aí ao lado.

********
Pois achamos que Joaquim Barbosa é a reencarnação de Zumbi dos Palmares. Que veio a terra para libertar através das Leis existentes no país, o povo brasileiro das garras dos malfeitores que por muitos e muitos anos se aproveitaram da cultura da impunidade e tiraram do povo, o direito de um salário digno, de uma saúde digna e de uma educação digna.

********
Quem dera ter em Rondônia, pelo menos a metade de um Joaquim Barbosa em cada poder, ou seja, no Legislativo Municipal e Estadual assim como nos demais poderes.

*********
Com certeza os TERMÓPILAS da vida, os APOCALIPSES e todos que se utilizam do poder, para se locupletarem através de falcatruas, de desvios de verbas públicas e outras mazelas, estariam presos e com seus bens confiscados.
********
“E de repente Era um, eram dez, eram milhares/Sob as asas azuis da liberdade/Nascia o Estado de Palmares/
Mas não tardou/E a opressão tentou calar, não consegui/
O brado da vida contra a morte/No primeiro estado livre do Brasil” (Nei Lopes).
********
Nesse dia 20 de novembro, vamos aproveitar para exaltar o NEGRO mais honrado dos nossos tempos JOAQUIM BARBOSA. 

Nenhum comentário: