segunda-feira, 11 de novembro de 2013

HINO DO ASFALTÃO É DO TONINHO


“Eu não aguento, eu não aguento não, ver nossa cultura de pires na mão”. Com esse refrão (de virada), o samba da parceria Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco conquistou a preferência dos jurados na noite do último sábado 09, durante o concurso do samba enredo da Escola de Samba Asfaltão para o carnaval de 2014.
Sete parcerias participaram da disputa, que aconteceu na sede social do Sindsef. Rudi Prado que teve o samba defendido pela cantora Priscila e pelo cantor Hudson Mamed; Eduardo Tavernard e Anderson Machado defendido pelo Walfredo da Esquina; Bainha, Oscar e Zé Baixinho defendido pelo Marcelo Luna; Pastoras Cristina, Léia, Silvia, Vanilce e Wilma com os interpretes Jânio e Sabirila; Mávilo Melo e Waldison Pinheiro defendido pelo Waldison; Fina Batuca Thoba, Danilo e Eduardo defendido pelos próprios e Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco defendido pelo Toninho.
Vamos tentar fazer uma analise sobre o samba de cada parceria: Rudi Prado - Apesar da boa letra, a melodia ficou muito longe do pique de um samba enredo, por isso ficou em último o lugar; Pastoras -Que me desculpem as meninas que por capacidade, já colocaram dois sambas na avenida. Na minha humilde análise o samba deste ano foi o pior já produzido por elas (ficou em sexto lugar); Eduardo e Anderson - Estava mais para samba de empolgação e por isso ficou em quinto lugar. Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Baixinho) - Talvez por ser integrado por compositores consagrados no naipe samba enredo e por isso são mais exigidos pelo público e jurados, o samba apresentado tinha ótimo refrão, mas, para avenida é daqueles considerado “pesado”, não empolgou os jurados e terminou em quarto lugar; O samba da dupla Mávilo Melo e Waldison Pinheiro - Estava sendo considerado por quem já o havia escutado como dos melhores, porém, talvez por em determinado verso apresentar o que os entendidos em samba enredo chamam de, ter que “enrolar" a língua para cantar, ficou apenas com o terceiro lugar. Enquanto isso, os meninos da Fina Batucada -Quase conquistam a maioria dos jurados, não fosse um dos interpretes desafinar em terminado trecho da música, quem sabe chegariam lá, o samba é muito bom. Disse talvez para o samba da Fina Batucada! Porque quando o Toninho Tavernard - Começou a cantar seu samba em parceria com o Marquinhos do Cavaco, foi como uma ducha de água fria caindo da cabeça das demais parcerias, pois, é um samba que já nasceu campeão, tanto que não foi contestado por nenhum dos concorrentes.
A escola de samba Asfaltão vai dar trabalho para as concorrentes no carnaval de 2014, principalmente no quesito Samba de Enredo.




De: Toninho Tavernard e Marquinhos do Cavaco

Eu não aguento, eu não aguento não,
Ver nossa cultura de pires na mão             [Refrão]

Eu vou cantar, eu vou
E junto com o meu povo festejar
Meu Tigre é só emoção
Porto Velho, uma lenda, uma paixão

Entre histórias e mistérios, surge a minha inspiração
Cultura, folclore e riqueza, a mãe natureza
Abençoou este rincão.
O Caiari, a Diplomatas, Castanheira desfilavam
Em homenagem a cultura popular
No Boi Bumbá, o Corre Campo e o Az de Ouro
Rádio Farol iluminando quem brinca no Flor do Maracujá
Salve a Mãe Esperança
Em sua elegância a nos abençoar

Sarava,Oxóssi, o batuque vai pegar
Caô, Xangô, salve a Rainha iemanjá     (B I S)

No encanto dessa poesia.
Mamoré a ferrovia o mundo ouviu falar
E o brilho forte e cintilante,
Rio Madeira fascinante
Vem a fome saciar

O banho nos igarapés
A brincadeira de criança, na roda de ciranda
Minha escola vem mostrar

Pra ser feliz não tem idade
Como é linda esta cidade
E o povo do lugar [Eu não aguento...]


2 comentários:

Unknown disse...

silvio, só corrigindo o equivoco, quem defendeu o samba do toninho juntamente com marquinhos foi Junnior Santos, interprete da diplomatas do samba..

Unknown disse...

Boa noite silvio,venho corrigir, um equivoco, quem defendeu o samba do toninho tavernard e marquinhos do cavaco, foi o interprete Junnior Santos, da escola de samba Diplomatas do samba, valeu silvio, tudo de bom.....