quinta-feira, 30 de maio de 2019

Lenha na Fogueira - 31.05.19


Agora o bicho pegou de vez, a Federação de Quadrilhas e Bois Bumbás – FEDERON publicou nas redes sociais e distribui para toda mídia, uma CARTA na qual informa, que os grupos a ela filiados, não vão se apresentar na 38ª edição do Arraial Flor do Maracujá.
***********
Quarta Feira à tarde, fui recebido pelo deputado Eyder Brasil e solicitei sua intervenção perante o superintendente da Sejucel, no sentido de convencê-lo a mudar de posição, quanto à participação da Federon na organização do Flor do Maracujá,
**********
Já que os dirigentes de grupos folclóricos estavam postando no grupo de watts app da federação, suas indignações com as declarações do superintendente na entrevista ao Léo Ladeia da RedeTV/RO.
*********
Fiquei deveras preocupado com tanta indignação e fui conversar com o amigo deputado estadual, solicitando que ele fosse até o Jobson tentar reverter à situação.
*********
O deputado me garantiu que falaria com o superintendente no dia de ontem, na tentativa de convencê-lo a conversar com a direção da Federon e entrar num consenso.
***********
Não deu tempo. Ontem pela manhã cedo, a Federon postou nas redes sociais e enviou a todos os meios de comunicação uma Carta dizendo que os grupos não irão se apresentar no Flor do Maracujá deste ano, desde que o superintendente não volte atrás em suas declarações.
**********
Na mesma carta a Federon informa que vai realizar seu próprio Festival.
**********
PRIMEIRO ARRAIAL DOS ARRAIAIS DA FEDERON – CONCURSO ESTADUAL DOS GRUPOS JUNINOS: QUADRILHAS E BOIS BUMBÁS.
**********
De inicio o Arraial da Federon está marcado para acontecer no mês de agosto, com o que todo mundo gosta: Concurso Estadual de Quadrilhas e Bois Bumbás, Comidas Típicas, Espetáculos, Duelo Tribal e muita festa.
**********
Quer saber! Estou bastante triste com o desmonte de mais um evento cultural em Porto Velho. Já ficamos sem a Expovel, Concurso de Fanfarras, Desfiles das Escolas de Samba, Carnaval Fora de Época.

***********
E agora o Arraial Flor do Maracujá com a participação dos grupos filiados à Federon,
**********
O Arraial Flor do Maracujá de acordo com a Sejucel vai acontecer sim e seu inicio está marcado para o dia 28 de junho.
**********
Tanto que a Sejucel vai realizar o Lançamento da XXXVIII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que acontece o Arraial Flor do Maracujá no próximo domingo dia 2 de junho, no Centro de Atendimento ao Turista mantido pela Setur no 1º piso do Porto Velho Shopping.
**********
A Cia de Dança Yaporanga por enquanto, é o único grupo folclórico que confirmou participação na festa de abertura do Flor do Maracujá 2019.
**********
A coordenação da festa de lançamento do Arraial havia convidado os grupos de bumbás, Diamante Negro que recusou e depois convidou o bumbá Marronzinho que de inicio concordou, porém, ontem a noite, postou no grupo da Federon que havia informado a Sejucel que em apoio a Federon, não iria mais se apresentar na festa de abertura do Flor no Porto Velho Shopping.
**********
Eu particularmente ainda credito que as partes sentarão e vão chegar a um acordo e o Flor do Maracujá vai acontecer da forma que vem acontecendo há muito tempo.
**********
Se você tiver acesso a Carta espedida pela Federon vai notar que em determinado parágrafo, a Federação se propõe a colocar os grupos no Festival do governo, desde que o superintendente deixe o radicalismo de lado.
***********
A não participação do grupos filiados a Federon e a falta de compreensão da equipe da Sejucel, vai prejudicar a todos, em especial a CULTURA POPULAR DE RONDÔNIA.
**********
Gente, vamos sentar e conversar. Cada um cede um pouquinho e então, vamos realizar o Flor do Maracujá no clima de harmonia.

Nenhum comentário: