terça-feira, 7 de maio de 2019

Lenha na Fogueira - 07.05.19


Recebi no inicio da tarde de ontem 06, um telefonema da minha querida amiga Rita Queiroz, diretamente do estado de Goiás onde ela reside atualmente e a nossa artistas plástica mais festejada, aproveitou para lamentar a situação de descaso pelo qual passa a cultura no estado de Rondônia.
***********
O problema é que Rita há algum tempo, doou parte de sua obra ao governo de Rondônia e exigiu apenas que o governo através dos órgãos competentes, fizesse o tombamento das obras de arte por ela doados.
**********
Isso, se não estou enganado, faz cinco anos e até a presente data, nada foi feito que garanta a preservação do rico acervo cultural. A Vida dos nossos conterrâneos beradeiros e as lendas da Amazônia fazem parte do acervo doado por nossa artista plástica internacional.
**********
Segundo Rita, recentemente ela esteve em Porto Velho e procurou a direção do Museu da Memória assim como a Superintendência de Cultura e diretoria da Funcer querendo saber o porquê até agora nada foi feito, para, pelo menos começarem a registrar suas obras como Patrimônio Cultural do nosso estado. “Zé ninguém sabe informar nada, estou muito decepcionada com nossos dirigentes culturais”.
***********
Com a palavra nosso amigo Superintendente da Sejucel Jobson Bandeira ou será responsabilidade do Presidente da Funcer nosso amigo Fábio. O certo é que alguém tem que dar uma resposta a Rita Queiroz.
*********
O Show ‘Damas do Samba’, tributo a Beth Carvalho será no sábado dia 11. 
*************
No próximo sábado, 11, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste realizará o Tributo à Beth Carvalho, com o Projeto Cultural “Damas do Samba”.

************
O evento contará com sete intérpretes mulheres para cantar e encantar os amantes do samba de Porto Velho: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.

***********
O  projeto foi idealizado a partir de 2018, quando nossa escola de samba levou para avenida três intérpretes do sexo feminino, sendo a primeira vez em Rondônia, quando nos tornamos campeã do Grupo de Acesso com o direito de desfilar no grupo especial.

************
E só agora, em 2019, o Projeto foi tirado do papel para valorizar nossas mulheres, pois buscamos também afirmar nossas qualidades musicais para o sociedade, afirmou a presidente da Acadêmicos da Zona Leste, Anne Mamedes.
***********
Para o vice-presidente Uilian Nogueira Lima, “estamos imbuídos em fazer uma grande festa em tributo à Beth Carvalho, a Madrinha do samba brasileiro”.

***********
Felizmente, Beth deixa seu legado de história e resistência colocando no mercado dezenas de compositores que hoje são sucessos nacionais.  Mas o maior desse legado, é a figura da mulher guerreira de luta que, com sua humildade, elevou o samba como uma cultura de respeito em todo o mundo.

***********
O Grupo Camafeu, grupo de samba de raiz, fará pré-show e acompanhará as damas do samba nas interpretações por elas cantadas em homenagem à Beth Carvalho.

**********
SERVIÇO - Projeto Cultural Damas do Samba, tributo à Beth Carvalho.
Convidadas: Carol Aguiar, Flávia Ferreira, Silvania Souza, Sarah Gabriela, Rejane Castro, Geane Príscila e Érika Melo.

************
Dia 11 de maio, sábado. Horário: 12h. Associação Mãe Esperança – Av. Mamoré, 4968 - Esp. da Comunidade. Tel: 99376-7694. Preço: Entrada grátis
Feijoada: R$ 20,00 (vinte reais).

************
Por falar nisso, a escola de samba Asfaltão através do seu time de futebol máster, vai realizar no próximo sábado dia 11, uma noite com muito Forró no clube Flamengo da avenida Farquar.
**********
Quem vai animar a festa dos jogadores do Asfaltão é o Quarteto dos Cobras. Então vai ser bom!

Nenhum comentário: