segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O dia de todos os sambas e o encontro dos sambistas


O dia Nacional do Samba 2 de dezembro, foi festejado em Porto Velho com grande pompa, na tarde/noite de sábado passado, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
Os sambistas que marcaram presença na festa, foram unânimes em afirmar, que foi a melhor comemoração dos últimos anos do Dia do Samba na capital rondoniense. Com a apresentação do Projeto “Samba Autoral” coordenado pela escola de samba Asfaltão, as comemorações começaram por volta das 17 horas, com o Calçadão contando com a presença de grande público. “Isso aqui, é a prova, de que basta o mínimo de apoio para nossos sambistas mostrarem que são capazes de realizar grandes apresentações”, disse o vendedor de bugigangas Agnaldo Rebouças. O articulista cultural Antônio Serpa do Amaral – Basinho aproveitou para registrar em vídeo o encontro dos melhores sambistas de Rondônia com os compositores representantes do Quintal do Zeca Pagodinho Marquinho PQD, Brasil do Quintal e Juninho Thibau, “É um momento ímpar esse que estamos presenciando”, disse. Vários cariocas residentes em Porto Velho aproveitaram a presença dos sambistas do Rio de Janeiro, para matar a saudade de suas origens musicais.

A festa foi uma ação da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural que tem a frente o museólogo Antônio Ocampo Fernandes, que empolgado com a presença do público, anunciou em seu discurso, que “No próximo ano, vamos investir mais na festa”.
O homenageado da noite foi o saudoso compositor, mestre-sala e intérprete de samba enredo Sebastião Araújo da Silva – Baba cuja família, foi agraciada com uma placa, em agradecimento, por tudo que o Baba representa para o samba da capital de Rondônia.
Beto Cezar o sambista que sugeriu à Funcultural a realização do evento, se disse agradecido à prefeitura pelo apoio dado para que o dia Nacional do Samba, fosse comemorado com tamanho sucesso. “Só tenho a dizer,
muito obrigado”.

Além dos compositores do Samba Autoral a mesa contou também, com os compositores Sílvio Santos, Bainha e Torrado de Porto Velho que cantaram junto com os sambistas cariocas. “Obrigado Porto Velho por nos ter dado o prazer de festejar com os sambistas locais o Dia do Samba. É muita felicidade”, agradeceu Marquinho PQD em nome de seus parceiros Brasil e Thibau.

Nenhum comentário: