segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Lenha na Fogueira 12.12.17

Final de semana super natalino! Tudo começou na sexta feira 08, com o “Natal de Luz”, quando o governo de Rondônia acendeu as luzes do Palácio Rio Madeira. Foi realmente espetacular tudo que aconteceu naquela noite no CPA. Cantatas, apresentação da Orquestra Harmonia Celeste, encenação de parte da peça o Nascimento do Menino Jesus e principalmente a chegada do Papai Noel.
*********
Todo mundo na expectativa, e o helicóptero dando voltas e mais voltas ao redor do complexo arquitetônico do Palácio Rio Madeira. Até que o “Velinho” acenou lá de cima do nono andar. O povo em especial a criançada foi à loucura.
**********
Mais uns cinco minutos e surge Papai Noel na escadaria do módulo Rio Pacaás Novos. É impressionante o quanto a figura do Papai Noel envolve o público, seja adulto ou infantil. É uma verdadeira magia o que a figura do Bom Velinho proporciona ao aparecer, seja lá onde for.
**********
Faltou dizer que a queima de fogos também foi bastante aplaudida pelo público, que literalmente tomou conta da Praça do CPA. Pela beleza da iluminação natalina, (de primeira) e pelo encanto das apresentações dos corais e orquestra, naquela noite, vamos deixar de lado, o que deixou a desejar. É tudo festa.
*********
Domingo foi a vez da prefeitura fazer sua festa natalina, abrindo o “Natal Iluminado”. A festa municipal aconteceu no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
A caravana do Papai Noel municipal, saiu da rua Marechal Deodoro com a Sete de Setembro, seguiu pela Carlos Gomes até chegar a Praça da Madeira Mamoré. A gurizada correndo atrás e os pais preocupados seguindo de carro.
*********
Na hora que a caravana chegou à EFMM onde estava montado o palanque com o prefeito e todo seu secretariado, arriou um temporal, daqueles de alagar o Camelódromo. Papai Noel e sua caravana tiveram que correr para se livrar de tanta água. Graças às tendas que abrigavam a Feira Regional do Artesanato de Rondônia o público escapou da chuva. Mesmo assim a maioria foi embora.
*********
Quando o aguaceiro parou e o cerimonial anunciou o discurso do prefeito, a praça estava com poucas pessoas. Mesmo assim, o prefeito deu ordem para o LORD acionar a “Sirene”, anunciando que o “Natal Iluminado” estava aberto.
*********
Oh, Oh, Oh Papai Noel fez sua saudação de Feliz Natal e todos se voltaram para a iluminação da Árvore de Natal com quase 25 metros, que a Santo Antônio Energia montou. Um espetáculo a parte.
******
A avenida Sete de Setembro recebeu decoração natalina, assim como a praça em frente a sede da prefeitura na D. Pedro II. Estamos oficialmente no clima natalino.
*********
O CDL promoveu o domingão de natal na rua Jatuarana (zona sul) domingo. No próximo domingo dia 17, será na rua Amador dos Reis na zona leste e no dia 24, na Sete de Setembro.
*********
Na minha humilde opinião. Das cantatas que assisti de sexta feira no Palácio Rio Madeira e domingo da Madeira Mamoré a melhor foi a da Catedral. Apesar de serem praticamente os mesmos corais! Na Catedral, talvez pela acústica, as apresentações foram as melhores. De parabéns a Maestrina e os integrantes de todos os corais que se apresentaram na Catedral de Porto Velho (Salão Dom João Batista Costa), assim como o maestro Mauro Arruda.
*********

Apesar do clima de Natal. Não podemos deixar de lamentar, alguns comentários sobre o Orçamento Municipal para a Cultura em 2018. Alguns hipócritas insistem em dizer, que o prefeito, em vez de investir em cultura, deveria usar o dinheiro na saúde, educação e segurança. Meu amigo, tem orçamento para todos os segmentos. Não pense que tirando da cultura, vão colocar em outros segmentos que não vão. É muita babaquice de quem pensa assim!

Nenhum comentário: