terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Lenha na Fogueira - 20.12.17

Pense numa pessoa que saiu do gabinete do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves na manhã de ontem, 19, cabisbaixo, EU!
********
Acontece que o prefeito convocou a imprensa para apresentar, segundo ele, um breve balanço do seu primeiro ano de governo.
*******
O interessante é que passaram classificar como entrevista coletiva, qualquer comunicado, onde a autoridade maior daquele momento, se faça presente, quando na realidade, a maioria desses eventos, são apenas “Prestação de Contas” de um determinado período de governo, como foi o caso de ontem no gabinete do prefeito.
*******
O prefeito passou a enumerar os feitos realizados em seu primeiro ano de governo e foi falando sobre investimento, na saúde, pavimentação e recapeamento de várias ruas da cidade, falou das parcerias público-privadas, da educação e muitas outras ações que conseguiu realizar.
*******
Minha tristeza, foi porque ele não enumerou sequer uma ação cultural. Realmente o primeiro ano do Dr. Hildon a frente da prefeitura de Porto Velho, culturalmente falando, foi quase zero a esquerda.

********
Começou não realizando os desfiles das escolas de samba, apesar do titular da Funculutural no inicio de sua administração, ter reunido a imprensa e todos os carnavalescos, para anunciar a programação carnavalescas, inclusive “garantido” que haveria o desfile das escolas de samba. Foi elogiado por tudo mundo.
*******
Os dias foram passando e o primeiro baque, foi dado pelos dirigentes dos blocos de trio elétrico ao descobrirem, que a prefeitura não apoiaria com nada os desfiles dos blocos de trio.
********
As escolas de samba investiram o que puderam em seus enredos e na hora “H”, a prefeitura não realizou os desfiles e o que já havia sido investido, ficou perdido.
*******
Vieram as festas folclóricas e mais uma vez, o pau comeu logo na abertura no Arraial Flor de Cacto e fedeu a chifre queimado, com a chegada do Arraial Flor do Maracujá.
*******
A prefeitura não colocou uma “arruela”, para ajudar os grupos folclóricos em suas apresentações nos 14 dias da festa. O resultado foi que os grupos de Bois Bumbás através da Liga “Guarnecê”, não aceitaram participar do concurso, apenas concordaram em se apresentar sem que fossem julgados.
********
A turma da prefeitura, leia-se Funcultural não deu as caras em nenhuma noite do maior Arraial da Amazônia, com medo de ser vaiada.
*******
Bom, para completar, os subsídios que seriam destinados às escolas de samba para os desfiles de carnaval, ficaram de repassar na festa de aniversário da criação do Município de Porto Velho, 2 de outubro, que também não aconteceu.
*******
No segmento CULTURA o que a prefeitura fez? Que o prefeito não citou em sua prestação de contas a imprensa, na manhã de ontem?
*******
Praticamente nada! Opa, tentaram reativar o Sistema de Cultura com suas Setoriais e o Conselho. Tentaram, pois a ação que começou a ser desenvolvida pelo “gordinho” que já foi exonerado Judilson Dias. Não foi pra frente.
********
Ô Zecatraca, você está sendo injusto: Pela primeira vez, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural festejou o Dia Nacional do Samba em grande pompa. É! Foi mal! Desculpa ae Ocampo. Noda Dez para a Funcultural pela festa do dia do samba.
********
Nota dez para a Funcultural pelo Projeto Tacaca Musical que acontece toda quarta feira no Calçadão Manelão.
*******
Por falar nisso, o Mercado Cultural tá mais abandonado, que cachorro que cai de caminhão de mudança.
*******
Esperamos que em dezembro de 2018, quando o prefeito convocar a imprensa para fazer sua segunda prestação de contas, a CULTURA seja citada com destaque.
********
Ao encerrar a coletiva o prefeito disse: “Acreditamos que o próximo ano será bem melhor”.
********

Que os anjos digam AMÉM!

Nenhum comentário: