quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Lenha na Fogueira - 22.12.17

Neste dia 22 de dezembro do ano de 2017, o estado de Rondônia completa 36 anos de criação. Apesar de não se comemorar oficialmente, a data é importante para nossa história.
*************
Poucos estados da federação têm uma história tão bonita, como a do nosso estado de Rondônia. Desde os primórdios, quando as terras que formam nosso estado, pertenciam aos estados do Mato Grosso e Amazonas, a história é rica em pormenores.
***********
Começa com a tentativa da construção da Ferrovia Madeira Mamoré ainda no século XIX e passa pelo Vale do Guaporé com a chegada dos quilombolas que fugiam do chicote dos feitores das fazendas mato-grossenses.
**********
E chega aos dias atuais, depois de passar pelos ciclos da borracha, da construção da Madeira Mamoré, do minério manual da cassiterita, da extração de ouro no rio Madeira e por aí vai.
*********
Rondônia da colonização agrária que começou na década de 1970. Rondônia do cacaeiro pioneiro e corajoso que enfrentou chuva, lama e muito sol, além de muita fera como onça, cobra e tantas outras das quais, a pior, eram os “Jagunços” contratados por latifundiários, para eliminar na bala, os colonos que chegavam na esperança de dias melhores.
********
O estado de Rondônia foi criado através da Lei Complementar nº 41, de 22 de dezembro de 1981. Assinada ou sancionada pelo presidente João Batista de Figueiredo.
********
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:
***********
CAPÍTULO I - Da Criação do Estado de Rondônia
Art. 1º - Fica criado o Estado de Rondônia, mediante a elevação do Território Federal do mesmo nome a essa condição, mantidos os seus atuais limites e confrontações.
**********
Justamente em 1981, após uma campanha dos defensores do nosso maior patrimônio histórico, o então governador do Território Federal de Rondônia Jorge Teixeira de Oliveira colocou o trem pra rodar de Porto Velho a Santo Antônio, foi uma festa sem precedente.
*********
Hoje, passados 36 anos da criação do estado. O trem que deu origem, pelo menos à capital Porto Velho, está jogado às traças. Quando vejo uma autoridade se vangloriar durante um evento natalino, porque conseguiu que a Sirene que nunca foi da Madeira Mamoré e sim a Usina do SALFT, apitasse numa noite onde a festa era para o Papai Noel. Fico pensando cabreiro:

**********
Será que a Santo Antônio Energia vai mesmo, revitalizar a Madeira Mamoré, não digo nem que faça o trem voltar a correr pelos lendários trilhos, mas, que pelo menos construa uma frente digna de uma capital de estado à beira do Rio Madeira.
*********
Revitalizar o cemitério da Candelária, depois que a especulação imobiliária praticamente já ocupou toda a área!
*********
Não seria o caso de o MP e o IPHAN reivindicarem a reintegração de posse daquela área, do que desenterrar as cruzes que estão nas covas, que um dia abrigaram corpos das vítimas da Malária, Beribéri e outros males que assolavam a região, no tempo da construção da ferrovia?
**********
Não tem português que me convença, que ainda exista alguma coisa original (exceção das peças das composições do trem), no complexo ferroviário?
*********
Só para lembrar os que se dizem defensores do patrimônio da EFMM. O pátio de manobras, foi todo descaracterizado quando o governador do estado era o Dr. Oswaldo Piana.

*********
Pois é, foi o Piana enquanto governador, que mandou arrancar os trilhos do pátio e construiu o que chamamos de complexo, mas, que foi inaugurado pelo governador e toda sua equipe, como “Praça da Madeira Mamoré”.
*********
O interessante mesmo, é que hoje dia 22 de dezembro, é o dia que o estado completa oficialmente, 36 anos de criação.

*********

O resto é conversa fiada! 

Nenhum comentário: