segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pajerana Gilvana e Pajé S. Neto em Porto Velho


Caroana Gilvana 
Simões Neto Pajé do Caprichoso
A Pajerana Caroana Gilvana Borari da Tribo Munduruku de Juruti (PA) e o Pajé Simões Neto do bumbá Caprichoso de Parintins (AM), ambos campeãs dos festivais “Tribos de Juruti” e de “Boi Bumbá de Parintins” respectivamente, se apresentaram domingo dia 26 em Porto Velho, no evento promovido pelo boi bumbá “Estrela de Fogo” e grupo de dança “Guerreiros Waitiku Mayakan”.

Solani comanda a turma de Guajará Mirim
Segundo o folclorista Alex presidente do bumbá Estrela de Fogo o objetivo maior da vinda dos dois itens, em especial da Pajerana Gilvana, foi transmitir seus conhecimentos a Caroana (Pajerana) da tribo Waitiku Mayakan o que aconteceu na primeira parte do espetáculo, que contou também, com os shows da Cia de Dança Yaporanga, Corpo de Dança Aimeé e Cunhã Poranga Aga Maria e Pajé do Bumbá Diamante Negro.
Cia de Dança Yaporanga
O Pajé Simões Neto do Caprichoso apresentou o ritual da transformação do jovem índio em índio guerreiro. Outro momento marcante das apresentações foi quando a Pajerana Gilvana apresentou o Ritual “Moça Nova”, quando a jovem índia, é preparada para assumir um dos guerreiros da tribo como seu marido. No final, os dois curandeiros, comandaram o casamento dos jovens índios dando início a mais um ritual, desta feita, o da “Cura” que consiste ressuscitar a índia, que havia se envenenado por amar o guerreiro de uma tribo rival. Todos esses rituais, contaram com a participação da Tribo Waitiku Mayakan.

Aga Maria cunhã poranga do boi Diamante Negro
A festa do bumbá estrela de Fogo aconteceu no salão de eventos da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon localizado no Parque dos Tanques. A cobertura fotográfica foi da profissional Ana Célia Santos.

Nenhum comentário: