sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Lenha na Fogueira - 18.11.17

Amanhã domingo, o Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos realiza a VIII Mostra de Dança e o XIV Festival da Cia de Dança Corpo em Movimento. Os espetáculos vão acontecer no Palácio das Artes. As apresentações começam as 20 horas e a entrada é franca.
********
A programação é a seguinte: Ballet de Repertório, Dança Clássica, Jazz Dance, Jazz Acrobático, Jazz Lírico, Ballet Contemporâneo, Participação Especial: Flash Mob Rondônia e Arte de Dançar.
******
O Rádio Farol talvez seja um dos poucos Pontos de Cultura ainda em atividade. Os Pontos de Culturas foram o carro-chefe do Ministro da Cultura Gilberto Gil. Surgiram como parte do programa Cultura Viva e por alguns anos, contaram com o apoio irrestrito do governo federal através do Ministério da Cultua.
******
Ainda na gestão petista, quando Dilma Rousseff nomeou a Ana de Holanda Ministra da Cultura, os Pontos entraram em decadência. Acontece que a Ministra realmente não concordava com o investimento que o governo destinava aos Pontos de Cultura e então, começou a colocar dificuldades para liberar os recursos e isso, acabou por ser responsável pelo fechamento ou desativação de vários Pontos de Cultura. Em Rondônia quando o programa foi implantado funcionavam 30 pontos e hoje só restam 19 em funcionamento. Uns porque se perderam na prestação de contas e outros porque não receberam até hoje, a terceira parcela prometida pelo governo federal.
*******
Ora, se no governo petista o negócio engriquilhou, imagem no governo Temer que entrou com o propósito de desarticular, não só os Pontos de Cultura, mas, o Ministério da Cultura como um todo, tanto, que no início, chegou a transformar o MinC em Secretaria, quer dizer, tirou-lhe o status de Ministério. Graças aos movimentos culturais espalhados Brasil afora, Temer voltou atrás e reativou o Ministério.
*******
Em Rondônia ha muito, não se ouvia falar em Ponto de Cultura, até que agora, o Ponto Rádio Farol para Todos vem a público, dizer que está em plena atividade e para mostrar que o Grupo dirigido pelo professor Severino Castro respeita o dinheiro público, vai apresentar, mais uma Mostra de Dança. Parabéns aos dirigentes do Ponto de Cultura Rádio Farol para Todos.
*******
Lembrando que o superintendente da Sejucel Rodnei Paes tem se virado, procurando o Ministério da Cultura com o propósito do governo federal liberar a terceira parcela dos subsídios destinados aos Pontos de Cultura/Rondônia. Fui informado, que Rodnei levou pessoalmente ao Ministro as reivindicações dos Pontos de Cultura de Rondônia e até agora não obteve resposta. Égua!
*******
Bom, hoje no Mercado Cultural vai acontecer a partir das 16 horas, várias ações em comemoração ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). Meu amigo Antônio Neto foi quem reuniu os vários movimento que tratam da questão da raça negra em Porto Velho e o resultado, é que na tarde deste sábado, vamos apreciar vários espetáculos no Calçadão Manelão no Mercdo Cultural.
*******
Vai ter “Batuque”, era assim que os mais antigos como o Bainha chamavam, as danças de matrizes africanas, que aconteciam nos terreiros de Santa Bárbara que tinha como Mãe a dona Esperança Rita; Samburucu comandado pela Mãe de Santo Chica Macaxeira. Terreiro de São Sebastião comandado pelo Pai Celso e muitos outros terreiros como o da Mãe Vilma.
*******
Hoje a festa vai mostrar toda essa cultura afro. Vale salientar que o pessoal do movimento vai comercializar comidas típicas afro, os chamados ebós. Teremos também Capoeira e desfile de mulheres negras com seus turbantes e penteados maravilhosos.
*******

Estarei lá com minha negra Ana Célia. Vamos nessa que a festa também é em homenagem a Zumbi dos Palmares. Segunda feira é o Dia da Consciência Negra!

Nenhum comentário: