terça-feira, 14 de novembro de 2017

Lenha na Fogueira - 15.11.17


Após 15 dias de “recesso”, estamos de volta, sem que nada tenha abalado, nossa ética moral. Até porque, somos partidário da máxima: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Dentro dos meus limites, costumo ter juízo!
********
Nesse tempo de “recesso”, muitas coisas aconteceram, em sua maioria, positivas. Destacamos entre tantas, a festa em comemoração aos 59 anos da escola de samba Os Diplomatas que aconteceu no dia 4 de novembro no clube Flamengo.
*******
Na ocasião aconteceu a escolha do samba enredo para o carnaval de 2018, tendo a parceira do compositor Toninho Tavernard (Júnior Santos e Eduardo), como vencedora. Tavernard derrubou o samba do Moisés (muito bom por sinal) e o do Rafael Saideira que segundo ele, foi prejudicado porque o microfone falhou na hora de sua apresentação. O certo foi que o júri preferiu o samba do Tavernard. Aliás, samba bom!
*********
No mesmo dia à tarde, a escola de samba Asfaltão, apresentou seu samba de enredo para 2018 com o tema em homenagem ao Mestre Bainha. O samba é da Ala de Compositores da Escola. Pelo menos até agora, é o melhor entre os sambas já apresentados.
******
Outra grande sacada, foi a junção da Fina Flor do Samba do Ernesto Melo com a Roda de Samba Beto Cezar. O resultado está dando certo, tanto, que as sextas-feiras, o Mercado Cultural tem recebido um público considerável.
**********
Por falar nisso, o dia do samba será comemorado em grande estilo este ano. Mais uma vez o Beto Cezar foi quem teve a idéia, que foi acatada pela equipe da Funcultural e o resultado, é que no dia 2 de dezembro, vai acontecer no Calçadão Manelão, a versão porto-velhense do “Quintal do Zeca Pagodinho”.
********
Pelo menos três compositores que realmente fazem parte do Quintal do Zeca original, estarão participando da festa em Porto Velho. Na mesa do Quintal, no Mercado Cultural, estarão os compositores de Rondônia Sílvio Santos, Ernesto Melo, Bainha e Torrado.
*******
Vão se apresentando também, os grupos Kizomba e os compositores do Projeto Samba Autoral. Vai ter samba pra ninguém botar defeito. Dia 2 de dezembro!
********
Nesse meio tempo, tivemos as convenções partidárias do PSDB que elegeu a deputada Mariana Carvalho presidente estadual.
********
E a maior de todas, que foi a do PDT, com a presença do presidenciável Ciro Gomes, do presidente nacional Carlos Lupi e o melhor dos melhores, senador Acir Gurgacz candidato a candidato ao governo de Rondônia, que foi confirmado como presidente estadual do PDT.
*********
A festa aconteceu na Ellus Eventos (Forasteiro), e contou com a presença de eleitores de todos os 52 municípios de Rondônia. Há muito não víamos festa tão bonita, em se tratando de convenção partidária.
********
A turma do PDT (leia-se Antônio Neto) não se esqueceu de prestigiar nossa cultura, colando grupo de samba e dança de toada de boi e outros segmentos se apresentando para o público e as autoridades.
********
O senador Acir terminou seu discurso, lembrando o fundador do PDT, Leonel Brizola, cantando o refrão do Hino da Independência.
********
Brava gente brasileira! Longe vá... temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil....
********
A sorte está lançada, agora é esperar 2018 chegar e ver quem realmente tem roupa no quaradouro!
*********
Extraoficialmente, temos os seguintes candidatos a candidatos a governador de Rondônia: Acir Gurgacz (PDT), Maurão de Carvalho (PMDB) e José Guedes (PSDB).
********
Vamos encerrar a coluna, homenageando o Dia da Proclamação de República 15 de novembro, com o refrão do seu Hino:
********
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade. Dá que ouçamos tua voz!... Seja o nosso país, triunfante. Livre terra de livres irmãos! 

Nenhum comentário: