quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Lenha na Fogueira - 26.10.17


O espetáculo musical “Canto para Todos - Cantando Histórias” que está sendo apresentado no teatro Guaporé (anexo do Palácio das Artes), após dar descanso aos seus produtores no dia de ontem, está de volta nesta quinta feira 26, com o show dos Corais “Canto Livre” do MP/RO; “Vozes do Madeira” do TJ/RO e “ONG Moradia e Cidadania” da Caixa Econômica.
***********
Nos dois dias (segunda e terça), que foi apresentado, lotou as dependências do Teatro Guaporé e com certeza, na noite de hoje, vai lotar mais uma vez. A entrada é um quilo de alimento não perecível (por pessoa). O show está marcado para começar as 19 horas.


*********
O repertório é recheado de músicas que de uma maneira ou de outra retratam a história de Rondônia em especial a de Porto Velho. Uma das músicas é “Madeira Mamoré” (Você precisa ver, para saber como é, que andava o trem da Madeira Mamoré...). Só um detalhe, a música ainda não é de domínio público, seu autor é o músico/poeta JOSÉ CÂNDIDO. Quem inventou esse negócio de dizer que a música, é de domínio público, foi o Bado quando resolveu colocá-la como uma das faixas do seu CD.


********
Essa música foi sucesso com os Três do Nordeste na década de 1960, no auge do garimpo de cassiterita em Rondônia. Outra música que também faz parte do espetáculo é “Porto Velho Bom Lugar” (Quem quiser viver bem vá pra lá, conhecer Porto Velho, ver que bom lugar...) gravada pelo Trio Nordestino na mesma época da “Madeira Mamoré”. Nem que a vaca tussa, a música “Madeira Mamoré” não consegue ser de domínio público, pois, foi composta nos anos de 1960. Para uma canção ser classificada como de domínio público, tem que ter sido composta ha pelo menos setenta anos, (uns dizem que é cinquenta), assim mesmo após a morte do seu autor.




********
Independente de quem é o autor dessa ou daquela música, o espetáculo musical Canto para Todos é dos melhores. Vamos lá prestigiar esse trabalho da maestrina Sabrine Sena.


********
Outra programação boa, só que no final de semana, será a realização pela Semes da Ivonete, do Festival de Praia de Jaci Paraná. O evento terá vasta programação com apresentação de Djs, bandas, recreações e disputas de vólei e futevôlei.
*******
A festa em Jaci Paraná começa sábado as 10 horas da manhã e termina domingo as 18 horas. A Semdestur do Júlio Siqueira também está nessa parada. Tão falando que o Evandro vai pagar todas em Jaci! Será?


********
Amanhã acontece mais uma roda de samba no Mercado Cultural. Será a última produzida pelo Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba. Então vamos prestigiar a festa do samba comandada pelo “Velho” Ernesto no Mercado Cultural, amanhã.


********
Quando falamos em última do Ernesto Melo e a Fina Flor, é porque a partir do dia 3 de novembro, o Beto Cézar entra na parada junto com Ernesto Melo e os dois, além de se apresentarem cantando samba, receberão convidados especiais. O primeiro convidado para o samba do dia 3, será o Júnior de Manaus.


********
Antes que a nova Fina Flor do Samba entre no ar, vamos prestigiar a moçada, que amanhã (27), estará no palco do Mercado Cultural com o Ernesto Melo mostrando o melhor do samba de Porto Velho.
*******
No próximo ano, ou seja, em 2018, se Deus quiser Porto Velho estará participando do THE VOICE BRASIL. Desta feita, o candidato, é nada mais, nada menos que Silvinho Santos. Pelo menos a inscrição dele já foi confirmada.


*******
Desde já estamos na torcida pelo sucesso do Silvinho Santos. Quem sabe ele repete o feito da Banda Versalhes!


*******

Agora vou me aprontar para curtir o espetáculo musical “Canto para Todos – Cantando a História” no teatro Guaporé. Vamos nessa que a programação é ótima.

Nenhum comentário: