sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Lenha na Fogueira 07.10.17

Abertura da FICC e FITUR 
Cacoal está em festa. Aliás, a festa termina hoje. Estou me referindo a 5ª FICC CACOAL Feira de Indústria e Comércio, que apresentou a produção da indústria têxtil, moveleira e de alimentos da capital dos empreenderes de Rondônia.
********
Recentemente, Cacoal ganhou o título de produtor do Melhor Café da Amazônia e em conseqüência, um dos melhores do Brasil. Além disso, é destaque no setor de confecção, tanto, que dentro da FICC aconteceu o “Rondônia Fashion Show”, que nesta edição, contou com as participações de personalidades nacionais como Sheila Melo, Elièser (ex BBB), Milene Pavorô, Dado Dolabella, e os atores mirins Mel Maia e JP Rufino.”
*******
Na oportunidade, o governo do estado de Rondônia através da Setur promoveu a 1ª Feira de Turismo de Rondônia e a equipe do Júlio Olivar formada pelo Antônio Marcos, Diego e Ailton fizeram de tudo para colocar o nome da Setur no palco mais alto do mundo turístico.
*******
Rondônia se encontrou em Cacoal entre os dias 5 a 7, tudo por conta de um evento da magnitude da FICC. São 5 anos de sucesso. Parabéns aos empresários de Cacoal e agora estendido ao superintende da Setur que aproveitou o lance, para lançar o Mapa do Turismo do Brasil que conta com 22 municípios de Rondônia.
*******
É aí que fico me perguntando: Por que será que em Porto Velho, não existe um vento do tipo da FICC. Sei do esforço do Júlio para realizar a Fitur que de início seria na área externa do Palácio das Artes, acontece que alguém das fianças estaduais, achou que daria muita despesa. Esse é o problema;
*******
Enquanto pensarem que investimento no turismo é despesa, assim como investimento em cultura também é considerado como despesas nunca vão chegar a lugar nenhum. Turismo e Cultura não é despesa é investimento que rende emprego e renda.
*******
A capital de Rondônia, não tem um grande evento, seja produzido pelo governo ou pela iniciativa privada. Aqui tudo já teve.
*******
Já tivemos a maior feira agropecuária do estado a EXPOVEL que acabou sem explicação. Ou será que foi porque seus realizadores, só queiram mamar nas tetas do governo estadual?
*******
Não temos feira no estilo da FICC. Antes até que o Sebrae realizava uma feira no estilo, De uns anos pra cá não realizou mais.
*******
O comércio de Porto Velho o mais que promove, são o fechamento das ruas Sete de Setembro (centro), Jatuarana (Zona Sul) e Amador dos Reis (Zona Leste), ai conseguem uma garrafa de “Tubaina” e Pipoca para distribuir pra gurizada e pronto.
********
Todo mundo elogia a Expojipa (Ji Parana), a feira agropecuária de Ariquemes, Vilhena, Rolim de Moura, Guajará Mirim e tantas outras. A única cidade grande do estado de Rondônia, que não realiza uma feira agropecuária, é a capital Porto Velho. E olha que o maior rebanho bovino estadual, fica justamente em Porto Velho.
*******
Não temos um evento que envolva a gastronomia em Porto Velho. Nem a feira do Churrasquinho, é realizada na capital de Rondônia e olha que você encontra churrasquinho em tudo quanto é esquina da cidade.
*******
O rio Madeira abriga a maior quantidade mundial de espécie de peixes de água doce, porém, não temos um evento destinado ao segmento. Em Rolim de Moura tem a festa do tambaqui, Ariquemes também e em Porto Velho não tem nem a do Mandi!
*******
Porto Velho tem muitas oficinas de confecção, é só dar uma passeada pelo comércio do Centro, Zona Leste e Zona Sul pra ver, quantas lojas comercializam roupas confeccionadas nos bairros da nossa cidade. Porém, nunca aconteceu o Porto Velho Fashion Show com as modelos vestindo a produção local.
*******

Por isso damos vivas a cidade de Cacoal!

Nenhum comentário: