quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Lenha na Fogueira - 19.10.17

Começou no dia de ontem, 18 de outubro, a mobilização mundial #”diadelertododia”.
*********
A abertura oficial aconteceu na praça do Palácio Rio Madeira (CPA) na manhã de ontem.
*********
Enquanto isso, a Rádio Falante da Escola Orlando Freire abraçou o evento com o Projeto Leitura na Rádio – Semana Machado de Assis. O movimento aconteceu ontem dia 18, no pátio do colégio e no estúdio da Rádio Falante.
*******
Segundo o professor Reinaldo, os objetivos da mobilização e do projeto estadual, são para ajudar a colocar a leitura na pauta das preocupações das famílias e professores. Para despertar a sociedade sobre importância da leitura no desenvolvimento pessoal e proporcionar ao individuo através da literatura. A oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais. Garantindo a sua formação critica e emancipadora.
**********
Essa é uma ação que deveria ser muito bem divulgada, em tudo quanto é escola. Não quero aqui cometer a ignorância em afirmar que a Seduc e a Semed trataram a data com muito pouca importância.
*********
Recentemente elogiamos a ação coordenada pela Semed que foi o Festival de Literatura da Amazônia – Flama, porém o Dia de Ler, Todo Dia também deveria receber mais atenção.
*********
O governo do estado reuniu uns quatro gatos pingados na praça do Palácio Rio Madeira e pronto. Não vi ali nenhum aluno, e olha que nas proximidades do Palácio, existem três grandes estabelecimentos de ensino Castelo Branco, Duque de Caxias e Carmela Dutra e ninguém da coordenação do evento, teve a coragem de se deslocar por algumas quadras e convidar alguns alunos dessas escolas a participarem do evento. E ainda tem o Sesc, Senais e o Senac.
*********
De qualquer maneira, alguma coisa fizeram. Por acaso a biblioteca Francisco Meirelles se ligou na data? Com a palavra a direção da entidade.
********
Durante o Flama, o presidente da Academia de Letras de Rondônia -  Acler poeta Pedro Albino lamentou a falta de apoio da Seduc no sentido da valorização dos escritores estaduais, ao não adquirir a produção literária dos nosso escritores.
********
Nesse sentido, é necessário que o intelectual Confúcio Moura, usando das prerrogativas que o cargo de governador lhe permite, interferir junto a direção da Seduc no sentido de  orientá-los a valorizar os autores locais.
********
As reformas devem começar pela valorização do que é nosso. Tá certo, que alguns poetas funcionários públicos, aproveitaram o dia de ler todo dia e declamaram suas poesias em frente ao edifício “’Rio Pacaás Novos”, mesmo na iminência de não serem escutado por quem de direito.
********
O dia de ler todo dia, não quer dizer que a pessoas precise carregar um livro impresso em sua mochila, basta acessar um texto bem elaborado nas redes sociais e não os textos cheios de palavras pela metade, como é comum, nas publicações das redes sociais.
********
Se o  brasileiro lesse coisas boas, com certeza não estaríamos vivendo esse momento vergonhoso que denigre a imagem do nosso país em todos os continentes.
********
Ler é um bom negócio, ler é um negócio que precisa ser explorado com mais responsabilidade.
********
O que eu deveria estar fazendo, era elogiando aqueles que programaram alguma coisa para lembrar, “o dia de ler todo dia”, comemorado no dia ontem.
*********
Então fica aqui os elogios, aos coordenadores da atividade realizada na praça do Palácio Rio Madeira na manhã de ontem. Parabéns!
**********
Nossa preocupação é simplesmente com a falta de maior atenção que a data merece. Que no 18 de outubro de 2018, a data seja realmente uma festa.
********

Viva a turma do professor Reinaldo do Orlando Freire e sua Rádio Falante!

Nenhum comentário: