sexta-feira, 20 de abril de 2012


Lenha na Fogueira

Ainda está repercutindo positivamente a visita que a Secretária do MinC Márcia Rollemberg fez a Porto Velho, em especial o encontro com os artistas e produtores culturais no teatro Banzeiros na noite da última quarta feira dia 18.

*********
Entre tantas intervenções as que mais chamaram a atenção da Secretária da Diversidade e da Cidadania do MinC, foram as do Bototo que sugeriu, que o Ministério da Cultura passasse a se interessar ou a valorizar o trabalho dos artistas que sofrem de distúrbios mentais e em conseqüência dependem de tratamento e atenção especial como é o caso do próprio Bototo.

**********
Márcia achou interessante a sugestão e até lembrou que é psicóloga e como tal, trabalhou por muitos anos no Ministério da Saúde inclusive, em departamentos psiquiátricos e por isso conhece de carteirinha o problema desses pacientes.

*********
Porém a intervenção que mais chamou a atenção dos presentes, foi a da artista plástica Rita Queiroz.

*********
Quando a Rita solicitou a palavra, com certeza alguns da equipe da Secel logo pensaram, “Lá vem a Rita de novo com o seu chororo sobre o repasse da segunda parcela do Pontos de Cultura!”.

*********
Surpreendendo a tudo e a todos, Rita Queiros começou questionando a preocupação até o momento exposta pela Secretária Márcia quanto ao apoio aos Pontos de Cultura dirigidos por indígenas.

*********
Nossa maior artista plástica questionou: Por que vocês do Ministério da Cultura também não se preocupam com a cultura do ribeirinho, daquele beradeiro que mora a beira dos rios da Amazônia e em especial, no nosso caso, as margens do Rio Madeira e seus afluentes?

*********
Todo mundo se preocupa em apoiar os índios e se esquecem dos moradores das barrancas do Rio Madeira.

**********
Ninguém procura solucionar o problema de um Ponto de Cultura como é o nosso caso, que enfrenta problema com a prestação de contas, em virtude de não ter como provar a compra de material e até de alimentação, pois em localidades ribeirinhas quem, comercializa alguma coisa, não dispõe de Nota Fiscal.

*********
No Beradão não tem Internet, não tem telefone enfim, não tem nem como a gente imprimir um recibo de prestação de serviço etc...

*********
E chega na hora da prestação,  os burocratas que nunca levantam o rabo de suas poltronas para vivenciar situações como as que estou enumerando, nos cobram e bloqueiam os repasses que temos direito.

**********
Quanto aos índios, não sou contra que o governo se preocupe em abrir mais Pontos de Cultura, apenas lembro que nós os beradeiros ribeirinhos também precisamos de mais atenção!

**********
Os aplausos ecoaram pelo teatro Banzeiros e foi ouvidos até no cemitério da Candelária.

*********
Sem ter muito o que explicar, pois, apesar de começar sua visita aos estados e cidades da Região Norte por Belém a Secretária com certeza, jamais visitou realmente uma comunidade ribeirinha, ou jamais enfrentou uma viagem de Barco Motor, Motor de Popa, Rabeta ou até de Canoa a remo.

*********
Apenas disse que desde quando entrou na Secretaria como gestora, convocou sua equipe para estudar uma maneira de facilitar a prestação de contas dos Pontos de Cultura cujas sedes ficam em comunidades de difícil acesso ou sem acesso nenhum com a Internet “por exemplo”.

**********
Enquanto isso na entrada do teatro Banzeiros uma equipe de produtores culturais, aproveitando a presença de um artesão que montou sua banca justamente ali, providenciou a confecção de uma placa em argila muito bem trabalhada, agradecendo a visita da Secretária Márcia do Ministério da Cultura.

*********
Já no ensaio da quadrilha Rádio Farol lá pela meia noite, na quadra do colégio Castelo Branco, Chicão Santos do grupo O Imaginário cochichou no meu ouvido: “A Rita tava com a macaca e deu um show de sabedoria ribeirinha!”

*********
Depois dessa, só indo para a Feijoada da Berta a famosa Feijão e Folia que este ano vai acontecer no Clube dos Advogados à rua Rio de Janeiro.

*********
Berta Zuleika vai brindar os “feijoadeiros” com show da Rainha da Bateria da escola de samba paulista Gaviões da Fiel.

*********

Já que entramos no assunto:

*********
Hoje a turma da escola de samba Asfaltão recebe o pessoal da escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo na roda de samba que vai acontecer no Bar do Calixto a partir do meio dia.

*********
O Beto Cezar toca na feijoada do Vila Rica e depois diz que vai fazer sua roda de samba no Mercado Cultural a partir das 17h00.

*********
Será que a turma da Fundação Iaripuna vai deixar o Beto Cezar montar aparelhagem no Mercado Cultural. Vou lá só pra conferir!

*********
CONVITE
*********
A Fundação Cultura do Município – FUNCULTURAL, convida para acompanhar os trabalhos que implantará a Lei que criará o Sistema Estadual de Cultura, a mesma acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, no dia 24 de abril (terça-feira), às 15 h. Esperamos contar com a presença de todos para esta nova conquista.   
*********
Ué! É o Sistema Estadual que vai ser apreciado mas, quem se preocupa em convidar a comunidade é a Fundação Cultural do Município a nossa Iaripuna.

**********
Tô gostando de ver, ta melhor que a preocupação do Regula Cultura que até agora não convidou ninguém para acompanhar os trabalhos que implantará a Lei que criará o Sistema Estadual de Cultura.

**********
Por favor não deixem que isso se transforme em CAOS!

*********
Agora vou pro Feijão & Folia degustar a Rainha da Bateria da Fiel!

Nenhum comentário: