quinta-feira, 12 de abril de 2012


Lenha na Fogueira

Atenção amantes do samba de raiz.

*********
A Fina Flor do Samba desta sexta feira 13, vai acontecer no Pioneiros Pub que fica a rua Rogério Weber.

*********
Ernesto Melo e seus sambistas começam a tocar as 20h00 e só param lá pelas duas da madrugada.

*********
O Samba não pode parar e até quando o Mercado Cultural ficar fechado, a Fina Flor do Samba vai tocar no Pioneiros Pub.

*********
Tem um detalhe muito importante: Você não vai pagar nada para entrar no Pioneiros Pub e curtir o melhor do samba de raiz de Porto Velho.

**********
Ernesto! Acabei de subir a ladeira. Hoje a Kennedy é Jorge Teixeira. Nossa cidade evoluiu. Hoje temos arranha céu, condomínios, shopping Center. Muita coisa aconteceu. Olha meu velho! Apesar dos pesares. A nossa Porto Velho se desenvolveu...

********

Essa é a primeira estrofe do samba de minha autoria “Recados aos Poetas – Ernesto e Bainha”.

*********
Por falar em recado! Aconteceu na manhã de ontem, na ALE de Rondônia a audiência pública sobre o Sistema Estadual de Cultura.

********
Na realidade o assunto do momento é a criação do Sistema Estadual de Cultura – SEC e seus anexos

**********

Ou seja, O Sistema Estadual de Financiamento à Cultura – SEFIC e o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO.

*********
A discussão foi muito boa durante toda a manhã de ontem, quinta feira na Assembléia Legislativa.

*********
Agora vamos aguardar a aprovação por parte dos deputados estaduais. Aliás, vamos ficar torcendo para que os Projetos sejam aprovados por unanimidade pelos nossos deputados.

********
Esperamos que até o mês de junho tudo já esteja consumado, ou seja, o Sistema homologado pelo governador, as Setoriais formadas e o Conselho com seus membros eleitos.

*********
Durante a audiência pública de ontem o Elcias fez umas denuncias que se forem verdadeiras é melhor que volte tudo a estaca zero.

********
Disse o Elcias que o Projeto enviado a Assembléia tira o poder dos Conselheiros. Quer dizer não será um Conselho Deliberativo.

*********
O Alexandre Ronald ao meu lado disse que o Elcias estava equivocado e que o Conselho é sim Deliberativo dentro do Projeto.

*********
Por via das dúvidas o Elcias entregou a deputada Epifânia Barbosa relatora do Projeto, algumas emendas que devem ser observadas e inseridas ao Projeto do executivo. Epifânia disse que vai atender a solicitação. Menos mall.

*********
Muita gente discursou e todos contribuíram de alguma maneira para a redação final do Projeto.

*********
O artista Bototo que será nosso entrevistado na edição da próxima segunda feira. Apresentou uma performance que foi bastante aplaudida.

*********
Aproveitando a presença da comunidade cultural a Bailarina da Praça usou da palavra para agradecer aos que a ajudaram durante o tempo que ela ficou internada em conseqüência de uma cirurgia que a tirou da praça por mais de dois meses. Terminou pedindo emprego para sua filha de 19 anos e ainda disse que Gostaria muito que algum órgão do governo estipulasse pelo menos um salário mínimo como pagamento pelo seu trabalho em prol da cultura local. A Bailarina merece realmente a ajuda de custa reivindicada!

*********
Tinha gente ligado aos movimentos culturais nos municípios de Buritis, Vilhena, Guajará Mirim e distritos de Porto Velho.

********
De Guajará encontramos representantes do Boi Flor do Campo Estelina e do Boi Malhadinho Silvio.

*********
A instituição do Sistema Estadual de Cultura entra para o currículo do secretário Chicão e equipe. Valeu!

**********
Por falar em cultura! Na próxima semana acontece a Festa do Divino no município de Costa Marques. Na realidade o Batelão do Divino chega à Costa Marques na terça feira e permanece na Princesinha do Vale do Guaporé até domingo.

********
Estaremos lá fazendo a cobertura da centenária festa.

********

Por falar em discurso. Ainda está provocando comentários alguns que foram feitos durante a solenidade da entrega da Medalha do Mérito Rondon na festa de aniversários de Guajará Mirim.

**********
Começa pelo fato de terem programado a solenidade num ambiente que não tem ar condiocionado e ainda por cima o sistema de ventilação praticamente não existe.

*********
Depois atrasaram o inicio da solenidade em mais de meia hora e alguns dos agraciados com a comenda ultrapassam os oitenta anos de idade e mesmo assim tiveram que ficar esperando vestidos em paletó num ambiente sem ventilação adequada.

*********
Depois, a solenidade só começou praticamente ao meio dia, horário no qual uma comunidade tradicional como é a de Guajará Mirim costuma estar almoçado para depois pegar aquela sesta.

**********
Até aí o público segurou a barrar sem resmungar. O bicho pegou de vez quando uma convidada a subir a tribuna falou por quase uma hora.

*********
Aí o publico começou a ficar inquieto. A senhora mesmo vendo que alguns estavam impacientes e incomodados com sua “ladainha” e com o calor começou a resmungar. Baixinho mas, resmungando.

********
Há quem diga que a culpa foi do cerimonial da solenidade que não se preocupou em estipular os minutos que cada um tinha para discursar.

*********
Ufa! Foi à exclamação que ecoou pelo ambiente assim que a senhora deixou a tribuna.

********
No mais, a solenidade continuou na maior paz e com os guajaramirenses que residem e trabalham em Porto Velho embarcando em seus carros para enfrentar a mal trada BR 425.
*********
Salve o Sistema Estadual de Cultura – SEC!





Nenhum comentário: