quarta-feira, 18 de abril de 2012


Lenha na Fogueira

Ontem a movimentação na sala “Mais Cultura” no prédio do relógio, sede da Secel, foi das melhores:

*********
O Julio Cezar – Bototo foi o primeiro a chegar atrás de saber, se o secretário já tinha uma reposta da curadoria do Porto Velho Shopping sobre sua exposição.

*********
Depois chegou o poeta dos poetas o contestador dos contestadores dos que se dizem historiadores de Rondônia o cara de quem sou fã, Antônio Cândido.

*********
De quem pedi e fui autorizado a utilizar a história do índio Diarui como Ritual na apresentação do Boi Corre Campo no Flor do Maracujá deste ano.

*********
Depois chegou o Flávio Daniel querendo saber se eu tinha escutado um “Batuque” ou “Tambor de Crioula” que ele me enviou via e-mail e que é muito bonito.

*********
Nessas alturas já estávamos conversando com a Teo Nascimento a respeito da peça teatral “TPM” que o grupo Sentidos dirigido por ela está apresentando no Teatro Banzeiros.

*********
Daí tirei a seguinte conclusão:

*********
Tem alguma coisa acontecendo por aí culturalmente falando.

**********
Ontem recebemos em Porto Velho a visita da Secretária Márcia Rollemberg do Ministério da Cultura que veio falar da estrutura da nova Secretaria, resultado da fusão das secretarias da Identidade, Diversidade Cultural e Cidadania Cultural.

**********
Dona Márcia se reuniu com vários agentes culturais de Porto Velho e visitou alguns Pontos de Cultura entre eles o Rádio Farol, depois foi até o Tapiri sede do Grupo O Imaginário, reabasteceu as energias com um bom vinho de açaí e foi participar do encontro promovido pela Secel em parceira com a Iaripuna no Teatro Banzeiros, onde ouviu o Bubu cantando “Você precisa ver, para saber como é, que andava o trem da Madeira Mamoré”.

*******
Pois bem! Na balada da Secretária do MinC recebemos a programação da viagem que o Zhumar de Nazaré vai fazer por Rondônia orientando sobre a instalação dos Sistemas de Cultura Municipais e Estadual.

*********
Agenda Zhumar de Nazaré em Rondônia Sistema Estadual/Municipais De Cultura.

**********
07 de maio

*********

14h00min/18h00min - Reunião com a Fundação Cultural Iaripuna (Prefeitura de Porto Velho).

**********

- Análise "in loco" do processo de implementação do SMC -Porto Velho e construção de agenda Consultoria Prodoc/Fundação Iaripuna

*********
- Discussão sobre articulação do SMC - Porto Velho ao Sistema Estadual de Rondônia pró-composição de um Comitê Federativo para implementação articulada dos sistemas municipais e estadual

*********
- Nivelamento de Informações sobre a articulação e mobilização dos municípios que participarão do seminário em Cacoal.

*********
08 de maio

**********
09/13:00 - Reunião com a Secel - Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Governo Estadual)

**********
- Análise "in loco" do processo de implementação do Sistema Estadual de Rondônia e construção de agenda Consultoria Prodoc/SECEL

**********
- Discussão sobre articulação do Sistema Estadual aos SMC - Porto Velho  e aos sistemas municipais dos outros municípios pró-composição de um Comitê Federativo para implementação articulada dos sistemas municipais e estadual

*********
- Nivelamento de Informações sobre a articulação e mobilização dos municípios que participarão do seminário em Cacoal

**********
- Orientação técnica a equipes da Secel e Fundação Iaripuna  quanto às orientações básicas, preenchimento de formulários e encaminhamento ao MinC para formalização da Solicitação de Adesão.

**********
09h00min/12h00min - Reunião com a Fundação Cultural de Cacoal

**********

- Análise "in loco" do processo de implementação do Sistema Municipal de Cacoal e construção de agenda CONSULTORIA Prodoc/Cacoal

**********
- Nivelamento de Informações sobre a articulação/mobilização dos municípios que participarão do seminário em Cacoal.

**********
14h00min/17h00min - "Seminário CPF, Crie o Seu" - IntraGovernamental (MinC/Estado/Municípios) participantes: Gestores dos Órgãos de Cultura dos seguintes municípios:

**********
Cacoal. Pimenta Bueno, Ariquemes, Buritis, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Presidente Médici, Vilhena, Rolim de Moura, Alto Alegre dos Parecis
**********
10 de maio
**********
09h00min/12h00min - Seminário CPF, Crie o Seu - IntraGovernamental

***********

Participantes: Gestores dos Municípios Convidados

**********
- Orientação técnica a equipes   quanto às orientações básicas, preenchimento de formulários e encaminhamento ao MinC para formalização da Solicitação de Adesão.

**********

15h00min/17h00min  - Seminário CPF, Crie o Seu - Governo e Sociedade

**********
Participantes: Gestores e Técnicos dos Municípios Convidados; Representantes de Órgãos Públicos, Movimento Cultural e Sociedade Civil de Cacoal

**********
11 de maio
09h00min/12h00min - Reunião de Criação da Comissão Federativa de Rondônia.

*********** 
Objetivo: Constituir um grupo de trabalho para articulação, mobilização e suporte técnico ao processo de implementação articulada entre os Sistemas Estadual de Rondônia, Sistema Municipal de Porto Velho (Capital) e Sistemas Culturais dos outros 51 municípios.

**********
A pergunta é:

*********
Tem ou não tem alguma coisa acontecendo culturalmente por aí.

*********
Só não ver quem não quer. A beradeirada ta botando pra quebrar.

*********
O Dinho Reis adorado pela professora “historiadora”, não para de conjulgar o mais novo verbo do linguajar beradeiro.

*********
Não FULERARÁS!

Nenhum comentário: